Antônio Carlos Alvarenga (Toinzinho) tomou posse como prefeito da cidade de Campo Belo, na noite desta sexta-feira (29). A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com aplausos da comunidade presente.
Além dele, foram empossados 7 vereadores. São eles: Antônio de Carvalho Pimenta, Ênio Ribeiro do Carmo, Gilberto Luiz Rios, José Martim de Morais, Luciano Ázara Rezende de Alvarenga, Pedro Roberto Machado dos Santos e Wilson Pimenta dos Santos.
Antes da posse do novo prefeito, ocorreu a eleição da mesa diretora do Legislativo. A chapa Independência venceu por unanimidade. A presidente é a vereadora Fátima Salume Mati, o vice, Pastor Luís Libério. Na ocasião, Fátima convidou o vereador Celso Lopes de Miranda para compor a mesa como secretário. Cristiane Reis Couto, a filha do vice de Toinzinho, Nenê Valério, que faleceu em março deste ano, também foi convidada para compor a mesa.
Dando continuidade à solenidade, a presidente do Legislativo empossou os novos vereadores e, em seguida, o novo prefeito.
Em seu pronunciamento, Toinzinho agradeceu a Deus, a sua família e a população de Campo Belo e fez uma homenagem a seu vice, Nenê Valério. Em relação aos vereadores, Toinzinho destacou a importância dos dois poderes caminharem em harmonia, juntamente com o Judiciário. ?Devemos lutar por aquilo que é o mais importante: o bem estar de Campo Belo. A cidade tem se desenvolvido, mas algumas questões ainda nos preocupam. Vale lembrar ainda da importância do servidor, pois prefeito é temporário, já esses trabalhadores não?, disse.
Representando a Câmara, o vereador Célio Lopes parabenizou Toinzinho e os 7 novos vereadores empossados. Ele também ressaltou o trabalho conjunto com a Prefeitura para o desenvolvimento do município.
Após a solenidade, os presentes foram até a porta da Prefeitura. Toinzinho recebeu das mãos da prefeita interina, a vereadora Rosângela de Souza Oliveira, as chaves do Executivo.
A diplomação do novo prefeito e dos 7 vereadores ocorreu na manhã de sexta-feira.
Prefeito, vice e vereadores afastados
O prefeito eleito em 2012, Marco Túlio Miguel e o vice Richard Miranda deixaram os cargos na quarta-feira (27). Os dois e mais 7 vereadores foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Com a decisão, a vereadora Rosângela de Souza Oliveira assumiu a Prefeitura ainda na quarta-feira.
Os políticos afastados são acusados de irregularidades que teriam sido cometidas nas eleições de 2012, como abuso de poder político, de autoridade e econômico, conduta vedada a agente público, uso promocional de serviço de caráter social e captação ilícita de votos. Os políticos entraram com recurso contra a decisão, mas o TRE confirmou a cassação no dia 14 de agosto. O afastamento dos envolvidos foi determinado na terça-feira (26) pelo juiz Antônio Godinho, de Campo Belo.
Na Eleição passada, Marco Túlio obteve (14.098 – 48%) dos votos e Toinzinho ? PPS – (12.077 ? 42% dos votos) e um terceiro candidato, Saulo Lasmar ? PR (2703 ? 9% dos votos).
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA