A Toyota deve anunciar sua saída da Fórmula 1 nesta quarta-feira, de acordo com o jornal japonês Mainichi. Embora tenha contrato até 2012, a gigante japonesa não conseguiu resistir à forte crise econômica e não terá condições de se manter na categoria durante o próximo ano.
De acordo com o jornal japonês, a decisão será anunciada nesta quarta, após reunião entre os diretores da equipe em Tóquio. O presidente da companhia, Akio Toyoda, deve convocar uma coletiva para anunciar a despedida.
A saída da Toyota acontece um ano após outra gigante japonesa, a Honda, tomar a mesma decisão. A equipe estava na Fórmula 1 desde 2002, mas a queda na venda de carros no mundo inteiro fez com que a diretoria optasse pela saída, de acordo com o jornal.
Em 2009, a Toyota foi a quinta colocada no Mundial de Construtores e teve como dupla de pilotos durante grande parte do ano o italiano Jarno Trulli (32,5 pontos) e o alemão Timo Glock (24 pontos). Nas corridas finais, no Brasil e em Abu Dhabi, Glock, que ainda se recuperava de uma lesão na vértebra sofrida no GP do Japão, foi substituído por Kobayashi, que foi bastante elogiado e marcou três pontos nos dois GPs.

COMPATILHAR: