O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta segunda- feira(21), sobre o aumento do número de pessoas com mais de 50 anos que voltaram a atividade no mercado de trabalho.
Maria da Glória Gabriel é cozinheira com mais de 20 anos de experiência. Durante algum tempo exerceu a atividade por conta própria e está na faixa de pessoas de meia idade. No início do ano, decidiu voltar ao mercado de trabalho, foi ao posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Juiz de Fora. Das três vagas que haviam, ficou com uma delas. Ela acredita que a idade não interferiu na hora de conquistar o emprego.
E o Sine confirma, quem já passou dos 50 anos e tem qualificação em áreas como a construção civil, alimentação e indústria têxtil, por exemplo, não fica fora do mercado de trabalho. Vagas não faltam, ao contrário, há escassez de profissionais.
Dados do IBGE mostram que entre os anos de 2002 e 2008, houve evolução na taxa de ocupação do mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos de idade. Em 2002 34,7% voltaram as atividades. Em 2008, o número chegou a 39,1%, 4,4% a mais em seis anos.
Para o especialista em Recursos Humanos, José Eduardo Amorim, até o momento de crise econômica favorece as contratações.

COMPATILHAR: