O setor de transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Divinópolis se prepara para a volta às aulas marcada para ocorrer na próxima quarta-feira, o dia 4 de agosto. Ainda neste mês, a Prefeitura divulgou um protocolo de segurança contra a Covid-19 que deverá ser adotado nos veículos; veja abaixo.

Ao todo, 62 veículos de 23 empresas atendem o transporte dos alunos para as escolas públicas municipais, estaduais e entidades filantrópicas da cidade. Os veículos percorrem 62 rotas que passam por inúmeros bairros durante os trajetos. São 124 profissionais que atendem a demanda dos alunos, sendo 62 motoristas e 62 monitores.

Atendimento

Na cidade são atendidos aproximadamente 4 mil alunos de 29 instituições públicas municipais e estaduais, além do Instituto Helena Antipoff, Centro de Apoio e Atendimento Especial Professora Maria Fernanda Azevedo (Ceae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Escola para Surdos AAVida e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB Comunidade).

Em localidades onde não há escolas públicas próximas ou oferta de vagas que não atendam a necessidade local, os alunos são assistidos de acordo com os critérios estabelecidos pelo Decreto nº 13.177/2019.

Protocolo

O protocolo de segurança contra a Covid-19 para transporte escolar foi publicado neste mês no Diário Oficial dos Municípios Mineiros pela Prefeitura. As diretrizes do documento serão aplicadas quando as aulas retornarem de forma presencial.

Segundo o Executivo, as normas vão precisar ser aplicadas pelos motoristas, monitores, estudantes e responsáveis envolvidos na logística do transporte escolar como ônibus, micro-ônibus, kombis e vans.

Conforme a publicação, os protocolos seguem o Minas Consciente, conjugado com os decretos municipais e os regramentos específicos de cada segmento.

Exigências

Uma das primeiras exigências, segundo o Executivo, é ter o veículo de transporte escolar regularizado na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans).

Em seguida, o responsável deverá realizar, obrigatoriamente, um cadastro na Vigilância Sanitária. Conforme a publicação, o condutor e monitores deverão ser submetidos a capacitação pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para treinamento dos protocolos de segurança.

Lista

Ainda conforme o documento, deverá ser elaborada uma lista com nome completo do estudante e responsável, CPF, telefone e escola que frequenta. O protocolo orienta o responsável pelo veículo escolar a notificar à autoridade sanitária, em até 24 horas, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 em estudantes.

“Durante a investigação sobre os casos suspeitos, conduzida pela autoridade sanitária, o responsável pelo transporte deve informar a lista completa de possíveis contatos e as situações de possível risco de contaminação”.

 Caso algum usuário do transporte apresente sintomas da Covid-19, será obrigatório permanecer em casa, sendo proibido utilizar o veículo escolar e orientado a procurar uma unidade básica de saúde”, como consta na publicação. a

Proteção

Ainda como medida de segurança, na porta do transporte escolar, o monitor ou motorista, devidamente protegidos, vão precisar montar uma barreira sanitária e todos os estudantes deverão, obrigatoriamente, passar por ela. Os alunos devem estar em fila e obedecer o distanciamento para evitar aglomeração.

Aferição de temperatura

O motorista ou monitor deverá aferir a temperatura na região da testa de cada estudante com termômetro, sem contato físico. Será disponibilizado álcool em gel na entrada e saída do veículo e, sempre que solicitado pelos passageiros, em quantidade suficiente para higienizar as mãos através de fricção.

“O uso de máscaras só não será obrigatório para crianças com idade inferior a cinco anos de idade ou em demais casos em que haja contraindicação específica de uso para aquela criança/estudante com deficiência em que o quadro impossibilite o uso, por exemplo”, esclareceu a publicação.

Desembarque

No momento do desembarque, o monitor deve auxiliar os estudantes na desinfecção das mãos e higienizar a cadeira e cintos que ele ocupava assim que finalizar a viagem. Não será permitido aos usuários do transporte escolar trocar de assento durante a viagem.

Higienização

O protocolo estabelece que os veículos devem ser limpos e higienizados a cada 24 horas. O desembarque deverá ser de um passageiro por vez. No transporte escolar, as poltronas liberadas para assento deverão estar dispostas de forma intercalada para que garantam a distância de um assento em cada fileira.

As poltronas desativadas para uso deverão ser demarcadas ou removidas quando possível. O documento também recomenda exibir placas de sinalização com orientações para evitar o contágio.

Caso não sejam seguidas as recomendações, o responsável pelo transporte escolar poderá ser multado pela Settrans.

Retorno presencial

Divinópolis irá retornar as aulas em formato híbrido no dia 4 de agosto. As escolas têm sido vistoriadas pela Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ressaltou que pais ou responsáveis que assinarem a autorização para o retorno presencial dos alunos devem colocar em dia o cartão de vacina dos estudantes.

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara de Divinópolis também visitou escolas municipais, estaduais e Centros de Educação Infantil (Cemeis) com intuito de fiscalizar o cumprimento das normas contra a Covid-19.

Fonte: G1

COMPATILHAR: