O desembargador de plantão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Leandro Paulsen, manteve a decisão que proibia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de comparecer ao velório do irmão, Genival Inácio da Silva. Conhecido como Vavá, o irmão de Lula será enterrado nesta quarta-feira (30), em São Bernardo do Campo (SP).

Dentre os motivos alegados pelo desembargador para manter a negativa está o empenho de forças de segurança na tragédia de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Como o velório acontece em São Bernardo do Campo, berço político de Lula e local de intensas manifestações a favor do presidente, o desembargador solicitou à Polícia Federal informações sobre a logística do deslocamento e escolta do ex-presidente para o sepultamento. Contudo, conforme o despacho, a PF alegou que não dispunha de helicóptero para levar o político à cerimônia.

“Consultada a Coordenação de aviação Operacional da PF, sobreveio a informação de que no momento os helicópteros que não estão em manutenção estão sendo utilizados em apoio ao resgate das vítimas em Brumadinho”, escreveu Paulsen em sua decisão.

Recurso

Ainda na madrugada desta quarta, a juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execuções Penais de Curitiba, que susbstitui o ex-juiz Sérgio moro na condução da Lava Jato em Curitiba, já havia negado, em primeira instância a ida de Lula ao ABC Paulista.

Contudo, a defesa do ex-presidente recorreu, alegando que o direito de acompanhar o velório de parentes é um valor “cristalino”.

O político cumpre pena de 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Triplex do Guarujá.

Vavá morreu de um câncer no pulmão. Ele será enterrado às 13h desta quarta.

 

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: