O Trilhas de Futuro está de volta. A partir desta quinta-feira (2), os interessados em participar do programa já podem se inscrever em um dos 77 cursos técnicos gratuitos oferecidos nesta edição. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, abriu 40 mil novas vagas, distribuídas em instituições de ensino públicas e privadas. Os interessados devem se inscrever por meio do site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, até o dia 15 deste mês, prazo final.

A nova etapa o programa é oferecida em mais dez municípios, totalizando 124 onde há cursos disponíveis. Os estudantes contam com ajuda de custo para alimentação e transporte. O catálogo de cursos também ganhou mais sete opções: Planejamento e Controle de Produção, Vigilância em Saúde, Cibersistemas para Automação, Agroindústria, Transporte de Cargas, Internet das Coisas IOT e Celulose e Papel. Os cursos oferecidos e as instituições em que serão ministrados constam no Catálogo de Cursos, divulgado em 30 de janeiro.

 

Quem pode se inscrever

Estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, das redes públicas e particulares, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio, assim como pessoas que já concluíram essa etapa de ensino podem participar do programa. Não há limite de idade para concorrer às vagas, mas o processo de seleção determina critérios de ordem de prioridade e desempate. Todos os detalhes constam na Resolução SEE n°4.794, de 22/11/2022.

Para realizar a inscrição no Trilhas de Futuro são necessários os seguintes dados:

_ Nome completo do candidato/estudante;
_ Nome social;
_ Data de nascimento;
_ Sexo e raça;
_ Nacionalidade e naturalidade;
_ Endereço completo, inclusive CEP;
_ Telefones de contato;
_ E-mail (se possuir);
_ CPF do aluno;
_ Nome e CPF da mãe/pai ou responsável legal;
_ Declaração se o candidato/estudante possui deficiência;
_ Escolaridade que possui no momento da inscrição;
_ Rede de ensino em que está cursando ou concluiu o ensino médio;
_ Indicação do curso de interesse, do turno, da instituição e do endereço de preferência;
_ Informação sobre ocupação profissional.

 

Matrículas

As matrículas dos estudantes selecionados no processo regular serão feitas, presencialmente e direto nas instituições escolhidas, entre os dias 27 e 9 de fevereiro. A previsão é a de que as aulas comecem no mês de abril. Acesse o calendário do programa e confira as demais datas.

 

Fonte: Agência Minas

 

COMPATILHAR: