O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nessa quinta-feira (25) a implementação de novas tarifas de importação, com início previsto para 1º de outubro. As medidas, divulgadas por meio da rede social Truth Social de propriedade do próprio mandatário atingem principalmente os setores farmacêutico, de móveis e de veículos pesados.

Segundo Trump, os produtos farmacêuticos passarão a ser taxados em 100%, exceto nos casos em que a empresa responsável esteja construindo uma fábrica em território norte-americano. “‘Esteja construindo’ será definido como ‘iniciando as obras’ e/ou ‘em construção’. Portanto, não haverá tarifa sobre esses Produtos Farmacêuticos se a construção já tiver começado”, explicou o presidente.

Outros itens também entrarão na lista de tarifas elevadas. Armários de cozinha, pias de banheiro e produtos correlatos sofrerão a incidência de uma alíquota de 50%, enquanto móveis estofados terão uma tarifa de 30%. De acordo com Trump, essas medidas são uma resposta à “grande enxurrada” de produtos importados que, segundo ele, ameaça os empregos e a indústria local.

No mesmo anúncio, Trump confirmou a imposição de uma tarifa de 25% sobre todos os caminhões pesados importados. O presidente justificou a decisão alegando haver “concorrência desleal externa” nesse segmento.

Trump afirmou que a medida tem como objetivo proteger os fabricantes norte-americanos. “Precisamos que nossos Caminhoneiros estejam financeiramente saudáveis e fortes, por muitas razões, mas acima de tudo, por questões de Segurança Nacional!” escreveu o presidente em sua publicação na Truth Social. As novas tarifas integram a estratégia do governo de reforçar a indústria nacional e conter impactos de mercados estrangeiros considerados desleais.

Com informações do Estado de Minas

COMPARTILHAR: