A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) realizou na quinta-feira (8), um encontro para debater sobre o turismo e a segurança náutica no Lago de Furnas. A reunião ocorreu na Câmara Municipal da cidade de Campo do Meio e reuniu diversas autoridades.

Representantes da Marinha, presentes no encontro, falaram sobre a importância da instalação da Delegacia Fluvial de Furnas, na cidade de São José da Barra, para atender toda a região do Lago de Furnas e do Peixoto.

De acordo com eles, toda a população será beneficiada por serviços da Marinha, em especial, por aumentar a segurança náutica dos usuários de embarcações nos lagos e rios da região.

Os representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo fizeram uma explanação geral, de forma clara e objetiva da política de trabalho da Secretaria, de como estas ações podem chegar à região de forma a fomentar o turismo e a cultura de nossos municípios.

Eles explanaram ainda sobre a prioridade que se dará para os projetos que visam desenvolver nas cidades do entorno do Lago de Furnas, um dos maiores indutores da economia do turismo de Minas e do Brasil.

Na sequência, foi apresentado também, pela senhora Jussara Lima, um projeto da Alago, intitulado “Mar de Minas é de Todos Nós” que tem como grande ação uma campanha publicitária de nível nacional com o objetivo de mostrar o grande potencial econômico que tem a região do Lago de Furnas, trabalhado melhor o turismo e a cultura local, usando de suas belezas naturais e da gastronomia especial possui.

O projeto contempla a realização de uma Famtour, trazendo agentes de viagens, operadoras e imprensa de várias partes do País, para melhor conhecer os encantos da região. Além destas ações, o projeto contempla ainda a realização de uma grande feira turística e gastronômica onde cada município poderá apresentar o que de melhor possui nestes seguimentos.

Participaram do evento; o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira;  o secretário adjunto de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bernardo Silviano Brandão; a subsecretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Marina Pacheco Simião; o capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro de Araújo  – Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais; o delegado Fluvial de Furnas, Fábio Bambace; o prefeito de Campo do Meio e presidente da Alago, Robson Machado de Sá; o presidente da Associação Brasileira de Jornalista de Turismo, José Aparecido Ribeiro; o presidente do Circuito Turístico Lago de Furnas, Tayse de Castro, além de prefeitos, vereadores, secretários de Cultura e Turismo da região de Furnas, dentre outros.

COMPATILHAR: