Turistas chilenos, peruanos, bolivianos, colombianos, equatorianos e venezuelanos poderão circular livremente pelos países do Mercosul apenas com a carteira de identidade, e vice-versa.
Acordo nesse sentido será submetido ao Conselho do Mercado Comum, na próxima segunda-feira, para anúncio na 35ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e dos Estados Associados, que ocorre no dia seguinte na cidade argentina de San Miguel de Tucumán.
A dispensa de passaporte já valia para a circulação de turistas entre os países do bloco ? Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A região também conta com acordos de residência entre Brasil e Argentina e Brasil e Uruguai, facilitando a permanência de pessoas que entraram nesses países como turistas. Tais normas, porém, não serão estendidas aos países associados do Mercosul.
De acordo com o diretor do Departamento do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, ministro Bruno Bath, a implementação do acordo não depende de aprovação pelo Congresso. Bastam procedimentos burocráticos junto às autoridades de imigração de cada país.
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA