A categoria Light Heavyweight no UFC é uma das mais competitivas no momento, já que é dominada pelo americano Jon Jones, que tem um recorde impressionante de 24 vitórias e apenas uma derrota. No entanto, dois brasileiros se inscreveram como os principais competidores para acabar com a série de vitórias de Jones e terminar o ano como o campeão Light Heavyweight do UFC: Thiago Marreta e Johnny Walker. A matéria é da notícia Jaraguá do Sul.

Força, explosividade e uma oportunidade para o campeonato

Jon Jones chegou ao topo dos pesos semi completos do UFC derrotando facilmente todos os adversários que lhe foram colocados na frente, mas assim que ele terminou sua primeira defesa do título vencendo o americano Anthony Smith, Thiago Marreta já era apontado como o próximo contendor para o título. De fato, de acordo com o site Terra, Dana White projetou Marreta logo após o evento, devido ao seu estilo de luta, que segundo ele, traria o melhor de Jon Jones aos octógonos. Poucos dias depois, o site da ESPN confirmou a defesa do cinturão de Jones contra Thiago Marreta, num evento que acontecerá no dia 6 de julho, em Las Vegas. No entanto, as chances do brasileiro vencer a luta e manter o título até o final do ano não são ideais. Isto porque, em 14 de maio, a casa de apostas esportivas Betway mostra uma probabilidade de 66,7% de Jones deter o título no final de 2019, enquanto Marreta aparece apenas com 16,7%. Deve-se notar que o carioca Johnny Walker também aparece entre os que têm mais chances de vencer Jones até o final do ano, já que ele tem 10% de chances de ser o campeão desta categoria em relação à chegada de 2020. Algo muito importante a favor de Walker, é que, como mostra o site Combate, até mesmo os lutadores do UFC se renderam a ele depois que ele ficar famoso por suas contínuas vitórias relâmpago por nocaute.

 

O difícil caminho para a glória do MMA

No entanto, o caminho para a glória do UFC não tem sido fácil para os atletas brasileiros, pois, apesar de Thiago Marreta ter a marca brasileira de roupas esportivas Venum entre seus patrocinadores, Johnny Walker ainda não recebe patrocínios de empresas do Brasil para continuar se treinando. Infelizmente, exemplos como esse são abundantes no mundo das artes marciais mistas, porque é muito comum os lutadores locais deixarem o Brasil para treinar, conseguirem patrocinadores e procurar um lugar nas categorias mais altas desse esporte. Um deles acontece dentro do MMA Masters, academia localizada em Miami, onde os lutadores brasileiros formam uma família para apoiar uns aos outros, e ajudam a destacar os melhores da sua classe, assim como ocorreu com a própria Amanda Nunes, na época. Exemplos como os anteriores abundam no mundo das artes marciais mistas, mas a recompensa pelo trabalho duro e constante já valeu a pena para os muitos lutadores brasileiros que atualmente são considerados lendas do esporte, e inspiram milhares de atletas a seguir seus passos por todo o Brasil.

Artes Marciais Mistas em Formiga

A cidade não foi alheia ao grande crescimento das artes marciais mistas e tornou-se uma referência para a região neste contexto. Desde 2014, Formiga tem sediado eventos de MMA para organizações como a dos Gladiadores da Arena, e a partir de projetos em torno ao esporte, como o chamado Tatame do Bem. Além do acima, a cidade também tem sido palco de seminários realizados por renomados lutadores do UFC, assim como fez Rony Jason, vencedor do The Ultimate Fighter Brasil em abril de 2017. Em geral, MG tem visto um grande crescimento no interesse de atletas locais por esportes como o Muay Thai e o Jiu Jitsu, assim como o crescimento geral do MMA entre os lutadores da cidade de Formiga, causando uma grande interação entre as academias locais e da região.

Imagem source: Unsplash.com

 

A prática profissional das artes marciais requer muita disciplina e dedicação para alcançar a glória, e como mostram Thiago Marreta e Johnny Walker no topo da UFC, os lutadores da MMA Masters que sonham com uma oportunidade, ou os participantes do grupo Tatame do Bem com trabalho duro ao nível local, um grande esforço abre as possibilidades para grandes recompensas neste esporte.

 

Fonte: Agência Jaraguá do Sul||

COMPATILHAR: