Em todo o país, o mês de setembro foi dedicado à campanha Setembro Amarelo, com a finalidade de conscientizar e prevenir o suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados pelo governo federal, 90% dos casos de autoextermínio podem ser evitados.

Para abordar o tema, a Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) Cristino Antônio de Faria, de Córrego Fundo de Baixo, promoveu uma palestra, na semana passada, para os pacientes da sala de espera de atendimento médico abordando o assunto, tratando das causas, incidências e formas de prevenção.

Segundo a enfermeira responsável pela unidade, Telma Maria Lopes, o índice de suicídio de homens e idosos tem aumentado muito. As causas têm sido atribuídas à depressão e perdas, tanto financeiras como afetivas.

Sobre a prevenção, segundo Telma, uma das formas é a observação de familiares e amigos quanto ao comportamento. “As pessoas devem estar atentas a seus familiares e amigos quanto a mudanças de comportamento, humor, introspecção excessiva. Tudo isso são fatores que, em muitos casos, são indícios de depressão, falta de motivação, e pensamentos suicidas”, disse.

Neste mês de outubro, as ações da OMS são direcionadas à campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.

 

Fonte: Assessoria de Córrego Fundo||

COMPATILHAR: