Começa nesta segunda-feira (12) a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano a imunização será dividida em três etapas e vai até o dia 9 de julho. A primeira etapa de vacinação ocorrerá entre 12 de abril e 10 de maio, tendo como prioridades as crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos, as gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde da rede privada e pública.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, entende-se como trabalhadores da saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários (e seus respectivos técnicos e auxiliares)

Também estão incluídos os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Em Formiga, os postos de vacinação serão: Abílio Coutinho, Alvorada, Água Vermelha, Areias Brancas, Centro, Cidade Nova, Engenho de Serra, Rosário, Sagrado e Vargem Grande. Quem vacinou-se contra Covid-19 tem que aguardar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina de gripe. Pessoas que apresentarem qualquer sintoma de gripe (tosse, febre, coriza) não poderão vacinar. Quem testou positivo para a Covid-19 é necessário aguardar o intervalo de 4 semanas para se vacinar contra a Influenza.

Outras etapas

Segundo o Ministério da Saúde, a segunda etapa ocorrerá de 11 de maio a 8 de junho e a terceira será de 9 de junho a 9 de julho, sendo que todas as informações pertinentes a essas etapas serão divulgadas com antecedência.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação permitirá ao longo deste ano prevenir o surgimento de complicações decorrentes dessa doença.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: