Das 9h às 17h da próxima quinta-feira (25), Formiga receberá a visita do Ministério Público Itinerante, na Praça São Vicente Férrer. Na ocasião, a população poderá assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público. Também serão distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo órgão, visando aproximar o mesmo da sociedade. O Centro Universitário de Formiga é parceiro do Ministério Público no evento.

O promotor de Justiça, Marco Aurélio Rodrigues de Carvalho, da Primeira Promotoria, 1ª Vara Cível ? Curador do Patrimônio Público, Saúde, Consumidor e Tutela de Fundações esclareceu sobre a ação. Segundo informou, o projeto Ministério Público Itinerante tem como objetivo aproximar o promotor dos cidadãos. ?Com esse projeto inovador do Ministério Público de Minas Gerais, em um trabalho conjunto com a Associação dos Ouvidores do Brasil, o Ministério Público, através de uma carreta, percorre os municípios do estado de Minas Gerais, oferecendo atendimento em praça pública.? Na ocasião, inúmeras outras atividades são desenvolvidas.

A participação do Unifor será por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que envolve atividades dos acadêmicos dos cursos de direito e serviço social. A participação dos estudantes será em atendimento de demandas cuja competência não abranja o Ministério Público.

Sobre a participação do Centro Universitário, o promotor destacou que o convite ao Unifor foi feito para que este venha trabalhar em conjunto e somar às ações promovidas pelo Ministério Publico.

De acordo com Marco Aurélio, outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Saúde, a Polícia Civil, a Polícia Ambiental, a Secretaria de Desenvolvimento Humano, a Previdência Social, dentre outros, participarão, prestando esclarecimentos e orientações à população. ?O Ministério Público de Minas Gerais conta, também, com um Centro de Apoio Operacional da Área de Saúde que irá atender às demandas relativas à saúde?.

Ministério Público

O promotor de Justiça esclareceu que o Ministério Público é um órgão independente dos demais poderes, que tem como papel fundamental a defesa dos direitos difusos, coletivos, individuais homogêneos, em geral, dos direitos da sociedade, do regime democrático e da ordem jurídica.

COMPATILHAR: