O Laboratório de Mineralogia do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) inaugurou uma exposição temática voltada aos minerais e minérios que contêm elementos terras raras (ETRs), também conhecidos como lantanídeos. A iniciativa busca apresentar ao público a importância estratégica desses elementos para diversos setores industriais e tecnológicos.
Os ETRs têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional devido à sua alta demanda e aplicação em tecnologias de ponta. Esses elementos são fundamentais na fabricação de ligas especiais, supercondutores, equipamentos eletrônicos e diversos componentes usados na indústria de alta tecnologia.
O professor Anísio Cláudio Rios Fonseca, responsável pelo Laboratório de Mineralogia e organizador da exposição, explica que alguns dos elementos mais conhecidos, como o Neodímio (Nd) e o Cério (Ce), são amplamente utilizados no cotidiano. “O Neodímio é muito usado para fazer aqueles ímãs que encontramos em computadores; já o Cério é usado em abrasivos para polir vidros, entre outras aplicações tecnológicas”, detalha.
O Brasil possui importantes ocorrências de ETRs, especialmente em regiões associadas ao magmatismo alcalino pobre em sílica. Entre os principais locais com presença desses elementos estão o planalto de Poços de Caldas, Araxá, Patrocínio, Serra do Salitre, Catalão e Cajati.
A exposição está aberta ao público no museu de mineralogia do UNIFOR-MG, que convida estudantes, pesquisadores e interessados a conhecer mais sobre os elementos terras raras e seu papel essencial no desenvolvimento tecnológico e energético do planeta.

Foto: Unifor-MG
Fonte: Unifor-MG