No fim do mês de maio, o Centro Universitário de Formiga adquiriu uma estufa digital. A estufa é utilizada tanto para a secagem de material para a obtenção de extratos vegetais e também para o tratamento enzimático de tecidos vegetais, com a finalidade de confeccionar lâminas para a análise citogenética.
De acordo com a professora Lília Rosário Ribeiro, coordenadora dos cursos de ciências biológicas e química, o projeto de iniciação científica intitulado ?Avaliação da atividade alelopática e citotóxica dos extratos etanólicos de Annona crassiflora Mart. através de uma abordagem citogenética?, desenvolvido pela professora e as alunas de ciências biológicas, Maria de Fátima Santos e Quênia Mara Silva (3° período), e Dayana Aparecida da Silva (5° período), é um dos trabalhos que utilizará o equipamento.
?Graças à aquisição desse equipamento, e de outros anteriormente divulgados, nosso projeto está rendendo resultados acima das expectativas. Já enviamos um trabalho que será apresentado na 2ª Reunião Brasileira de Citogenética e outro que será apresentado no XVII Congresso Brasileiro de Sementes; já temos outros resultados em fase de análise de dados que devem ser apresentados no Congresso da Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla)?, comentou Lília.
Equipamento para Banhos de Aquecimento Termostatizado
Outro equipamento para Banhos de Aquecimento Termostatizado, conhecido como Banho Maria, foi adquirido, com o intuito de realizar preparo de soluções e para reações específicas de protocolos de confecção de lâminas que exigem temperaturas entre 37 e 60º C. É um equipamento de rotina que, por ser digital, confere uma precisão maior de temperatura, requisito fundamental para que nossos experimentos tenham resultados satisfatórios, destacou a professora.

COMPATILHAR: