Cerca de quarenta alunos dos 4º, 6º e 8º períodos do curso de enfermagem participaram, no dia 21 de setembro, de uma aula prática. Os trabalhos contaram com a colaboração da Profa. Ma. Ana Aparecida Savioli (coordenadora da graduação), Profa. Ma. Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro e Profa. Dra. Luciana Soares Rodrigues.

O tema da atividade foi “O Uso de Tecnologia para o Tratamento de Lesões Cutâneas”. Foram abordados os seguintes conteúdos: Avaliação da pessoa com lesão crônica; O tratamento baseado na etiologia da lesão; Técnica do ITB – índice tornozelo braço; Técnica para aplicação da bota de Unna; Preparo do leito da lesão; A utilização de coberturas especiais para a cicatrização das lesões; O Uso do laser e do ozônio para diminuição de carga microbiana no leito da lesão; A técnica de desbridamento instrumental, utilizando patas de porco.

A coordenadora Profa. Ma. Ana Aparecida Savioli destacou que a importância dessa aula para os acadêmicos é a autonomia que o enfermeiro tem no tratamento das lesões cutâneas. “O futuro enfermeiro formado no Unifor-MG terá essas competências e habilidades para tratar o indivíduo portador de uma lesão e propor um tratamento efetivo e mais eficaz”.

Fonte: Unifor-MG

COMPATILHAR: