Cerca de mil pessoas foram beneficiadas com diversos serviços gratuitos oferecidos durante o 1º ACISO – Ação Cívico Social, promovido no domingo (18), no bairro Geraldo Veloso.

O Centro Universitário de Formiga esteve presente por meio de vários cursos e ofereceu os seguintes serviços e atividades:

– Biblioteconomia e Projeto Leitura: Asas da Liberdade – pintura de unha, oficina de colorir, pintura de rosto;
– Biomedicina – tipagem sanguínea;
– Educação física – atividades recreativas;
– Estética ? maquiagem;
– Enfermagem – medição de glicemia;
– Fisioterapia – aferição de pressão arterial;
– Serviço social ? orientações jurídicas e esclarecimento sobre as ações do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas).

O evento foi realizado por iniciativa do Rotary Club de Formiga e contou com vários parceiros que ofereceram outros serviços à comunidade. O rotariano Deivyd Arantes enfatizou a importância da parceria do Centro Universitário de Formiga. ?É uma honra. O Unifor-MG hoje é símbolo de gratidão, de expansão, de trabalho sério, de honestidade. O Unifor-MG quando está presente nos eventos é sempre um parceiro forte e é sempre bem-vindo. É um prazer, o Unifor-MG sempre revoluciona, já foi parceiro em vários eventos do Rotary e, com certeza, vamos continuar essa parceria?, salientou.

De acordo com o reitor do Centro Universitário, Marco Antonio de Sousa Leão, a instituição sempre cumpre seu papel social. ?Nós fomos convidados pela Polícia Militar e aceitamos prontamente e estaremos em outros eventos como já estivemos em alguns. Estamos cientes da nossa responsabilidade social e participamos sempre desses eventos que nos convidam. O Unifor-MG, com o selo de responsabilidade social, concedido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), de Brasília, tem essa responsabilidade com a comunidade?.

Opiniões sobre o evento

O profissional de serviços gerais Geovane Antônio de Souza aproveitou para aferir a pressão arterial e medir a glicose. ?É uma ótima oportunidade para quem precisa. É importante cuidar da saúde. Eu assumo que não gosto de ir ao médico, sei que é obrigação nossa ir, para prevenir de diabetes, pressão alta, colesterol, então, essa é uma boa oportunidade?.

As amigas Milena Luiza de Deus Gomes, de 11 anos, e Maria Gabriela Gomide Tobias, de 12 anos, aprovaram a iniciativa e esperam que ações como essa aconteçam mais vezes. Elas fizeram maquiagem com as alunas do curso de Estética, pintura de unha com a equipe do Projeto Asas da Liberdade, recreação com os estudantes de Educação Física e participaram de outras atividades. ?Eu acho muito legal?, comentou Milena. ?Muito bom mesmo?, completou Maria Gabriela.

A acadêmica Carolina Oliveira, do 9º período do curso de enfermagem, falou da satisfação em participar do evento no Bairro Geraldo Veloso. ?Toda oportunidade é sempre válida, ainda mais nessa comunidade, que é uma comunidade nova. Então, foi um grande evento para olharmos para essas pessoas também, porque a saúde tem que estar em todo local?.

Para o aluno Edmilson Silva, do 1º período do curso de biomedicina, é muito bom participar desse tipo de ação. ?Eu acho de extrema importância para a sociedade. Com esse tipo de evento, colocamos em prática a empatia, que é a gente se colocar no lugar do cidadão, aquele que não tem condições nenhuma dos serviços de saúde, pelo fato do não conhecimento, de situações precárias. É importante a participação da comunidade nesse tipo de evento e o engajamento do Unifor-MG dentro desses projetos, porque proporciona oportunidades tanto para a comunidade quanto para seus alunos?.

COMPATILHAR: