O Unifor-MG assinou no início deste mes uma parceria inédita com a BFA Companies Office, em Dublin, capital da República da Irlanda, país situado ao norte da Europa, por meio da qual alunos do Unifor-MG poderão estudar em 15 instituições de ensino, em cursos de curto e médio prazo, podendo, inclusive, ter disciplinas aproveitadas em seus cursos de graduação, conforme os procedimentos internos da Instituição.
No mês de janeiro, o coordenador do curso de engenharia ambiental, Leyser Rodrigues Oliveira, em viagem por diversos países da Europa, iniciou os contatos, conversando com vários dirigentes dessas instituições, as quais são representadas pela BFA Companies Office, única agência brasileira com sede na Europa.
Conforme o convênio celebrado serão contempladas relações bilaterais entre a Waterford Institute of Tecnology; Griffith College; Dublin Business School; College of Computer Training; National College of Business Administration; Centre of English Studies; Atlas Language School; Galway Cultural Institute; Emerald English School of Dublin; The Carlyle Institute; Delfin English School; Dublin Institute of Technology; Limerick College of Business Studies; International Study Institute of Ireland; e Galway Language Centre.
Os convênios incrementam as parcerias que o Unifor-MG já possui, a exemplo da Universidad Abierta Interamericana (UAI), da Argentina. Além dessas, existem negociações para assinatura de acordos com outras instituições de ensino, localizadas na Espanha e Portugal.

Os cursos
Por meio do acordo celebrado, todos os alunos do Unifor-MG poderão estudar nas instituições representadas pela BFA Companies Office, contando com sua assessoria, desde a chegada ao aeroporto até a efetivação e cumprimento dos trâmites legais.
Existem cursos de curta duração de inglês, de apenas quatro semanas, e outros mais completos, inclusive de pós-graduação e mestrado, destinados a egressos. Os alunos terão, ainda, a opção de, segundo as normas internas do Unifor-MG, cursarem disciplinas isoladas e terem as mesmas aproveitadas para a conclusão de seu curso de graduação, após a validação dos créditos pelos respectivos coordenadores de curso.
Segundo o professor Leyser Oliveira, os ganhos são mútuos, uma vez que estas instituições irão colaborar na formação de capacitação de professores e alunos do Unifor-MG. ?Recentemente, um de nossos alunos do 5º período de engenharia ambiental, Alexandre Almeida de Andrade, voltou do intercâmbio e, agora, esperamos, para o segundo semestre, o envio de um professor de uma dessas instituições, que ministrará cursos de atualização, tanto para nossos professores quanto para nossos alunos? , afirmou.

Todos os interessados poderão procurar a sala do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais ? Júnior (Crea/JR), que fica no 3o andar do Prédio 1, ao lado do Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?, às quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h, ou pelo telefone (37) 3329-1487.

Na foto: O coordenador do curso de engenharia ambiental, Leyser, e o aluno Alexandre Almeida, com do diretor do The Carlyle Institute, Simon Morris, e do diretor da Intercâmbio BFA Companies Office, Márcio Chaves

COMPATILHAR: