O reitor do Unifor-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, e a vice-reitora Profa. Ma. Célia Guedes Faria Lima foram reeleitos por aclamação para o mandato 2022/2025. A solenidade ocorreu no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, na noite do dia 2 de maio.

Normalmente, o procedimento seria mediante voto facultativo, direto e secreto. Entretanto, as disposições normativas que regulamentam o processo eleitoral da Instituição preveem que, no caso de chapa única, a eleição acontece por aclamação do Colégio Eleitoral.

A mesa de trabalhos foi composta pela Comissão Eleitoral, formada pelo presidente Prof. Dr. Altair Resende de Alvarenga, pelo vice-presidente Luiz Eduardo de Assis Moura, pela secretária Luciana Aparecida Bernardes e pelo membro suplente Prof. Me. José Carlos Leal. Participaram ainda da solenidade os membros do Colégio Eleitoral, constituído pelo Conselho Universitário, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de convidados.

O presidente da Comissão esclareceu que, devido à suspensão das aulas presenciais em 2020, em decorrência da pandemia, o Conselho Universitário prorrogou o mandato do Reitor e da Vice-reitora por até noventa dias, a contar da volta às aulas presenciais, que retornaram no dia 01/02/2022.

Na sequência, o Prof. Dr. Altair Resende de Alvarenga concretizou a eleição, com uma salva de palmas de todos os presentes. Ele afirmou que o processo eleitoral foi absolutamente tranquilo, com o cumprimento rígido das etapas definidas pelo Conselho Universitário no calendário eleitoral.

“O Reitor reconduzido ao cargo tornou-se unanimidade aqui no Centro Universitário. Tanto é que nas eleições de 2012, 2016 e agora também apresentou-se como candidato único para a satisfação de toda a comunidade acadêmica do centro-oeste mineiro”.

O prefeito de Formiga e docente da instituição, professor Eugênio Vilela Júnior, homenageou a chapa aclamada. Ele comentou que aprendeu muito com Marco Antonio de Sousa Leão. “Para mim você não é um chefe, é um líder. É aquele que consegue fazer que os resultados sejam alcançados sem ter que dar tapa na mesa, sem ter que gritar, ameaçar.  Quero desejar a você e à Célia Guedes, o êxito nos próximos quatro anos e, dentro de minhas limitações, contem sempre comigo”.

Em seguida, Cirlanda Marques Chaves, vice-presidente da Fundação Educacional de Formiga (mantenedora do Unifor-MG), empossou o reitor e a vice-reitora. O Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão agradeceu à Comissão Eleitoral pelo trabalho e à comunidade acadêmica pelo voto de confiança.

O reitor destacou que a eleição significa que a comunidade acadêmica está exatamente confiando mais uma vez no trabalho nos próximos quatro anos. Ele disse que fica feliz por ter exatamente o apoio desse grupo seleto, formado de intelectuais, em uma escola que hoje é referência na região, em Minas Gerais e até no Brasil.

“Creio que essa noite será memorável. Afinal de contas, estão me dando mais uma incumbência, mais uma responsabilidade de quatro anos e vou tentar cumprir o papel que eu sempre cumpri, como Reitor do Centro Universitário”.

Célia Guedes Faria Lima também é assessora jurídica da instituição. Ela reforçou que a comunidade acadêmica do Unifor-MG é referência e que é uma honra ser eleita novamente por aclamação. “É uma responsabilidade muito grande, mas, ao mesmo tempo, tenho uma tranquilidade com a administração do Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão”.

Fonte: Unifor-MG

COMPATILHAR: