O Unifor-MG promoveu, no dia 31 de março, a solenidade de apresentação dos resultados do Projeto “Terra das Águas”. A atividade ocorreu no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e contou com a participação da equipe do Projeto (coordenador, professores, técnicos e estagiários), parceiros, produtores rurais, autoridades do município, diretores do Centro Universitário de Formiga, coordenadores de cursos e de departamentos e funcionários.

A mesa de trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: o Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão; o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela Júnior; o Promotor de Justiça Dr. Lucas Silva e Greco; a Supervisora de Projetos da Plataforma Semente Renata Fonseca Guimarães; a especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Consuelo Franco Marra.

O Reitor Marco Leão destacou que o “Terra das Águas” é um dos projetos mais importantes da história do Centro Universitário de Formiga. Ele falou dos benefícios da iniciativa e que a Instituição foi uma espécie de pioneira, ao ser convidada pelo Ministério Público para coordenar os trabalhos. “Criamos um grupo, dirigido pelo engenheiro Heytor Pimenta, e hoje estamos entregando à comunidade, ao Ministério Público, o resultado. Foi muito bom para todos nós”.

A supervisora de Projetos da Plataforma Renata Fonseca Guimarães explicou que o “Terra das Águas” é desenvolvido há três anos, de forma perfeita, tanto a execução técnica quanto financeira. Ela ressaltou que é um prazer acompanhar a execução de um projeto com bons resultados em uma região forte e que ele sirva de exemplo para outras regiões.

A especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) Consuelo Franco Marra salientou que o “Terra das Águas” gerou um resultado excelente, com execução em tempo recorde, muito bem-feita. “Tenho certeza que os produtores que foram beneficiados por esses trabalhos vão ficar muito satisfeitos”.

Eugênio Vilela falou sobre o resultado da iniciativa. “Estamos muito felizes com a entrega, com a prestação de contas desse projeto, que os produtores rurais abraçaram, entenderam a importância de preservar as nascentes, as minas situadas nas suas propriedades. Estão todos aqui muito satisfeitos, muito felizes com o resultado”.

Documentário

Após os pronunciamentos dos componentes da mesa, foi apresentado um documentário sobre as fases de execução do projeto. Em seguida, o coordenador do “Terra das Águas”, o engenheiro civil Heytor Marcos Silva Pimenta, fez a apresentação das ações do projeto, com imagens, quantitativos e resultados alcançados e a síntese das contas financeiras.

Durante sua entrevista, o Engenheiro Civil Heytor Marcos Silva Pimenta, que é egresso do Unifor-MG, comentou sobre a importância da participação dos estagiários nos trabalhos. “Eles aprenderam bastante sobre os projetos produtores de água e outras disciplinas envolvidas no curso. Assim, vão poder empregar na prática justamente o que queremos aqui, que é educação ambiental”.

O diretor do SAAE, Flávio Passos, grande parceiro do projeto, fez uma apresentação sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), explicando referências legislativas, prazos e contratos. Ao final da solenidade, os produtores rurais entregaram os contratos assinados. Eles receberão um pagamento anual, referente a cada intervenção realizada em suas propriedades.

Assista o documentário sobre o Projeto “Terra das Águas” disponível no Canal do UNIFOR no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=hNStO-DoEg8.

Fonte: Unifor-MG

COMPATILHAR: