O Torneio Interno Profissional da Educação Física é promovido todo ano na Escola Estadual Doutor Abílio Machado (Polivalente) e está em sua 4ª edição. A competição conta com a participação de aproximadamente 300 alunos/atletas e tem como parceiro o Centro Universitário de Formiga e os cursos de educação física (Bacharelado e Licenciatura).

Este ano, o torneio será realizado na próxima semana, de 25 a 29 de agosto, nos períodos matutino e vespertino. Os alunos participarão de uma competição interna, dividida por categorias (séries), nas modalidades de futsal masculino e feminino, basquete masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, queimada feminina e futevôlei masculino. Para os campeões, além das medalhas, serão distribuídos jogos de camisa.

Além de ser comemorativo ao Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro), o torneio tem por finalidade incorporar, junto à Escola Estadual Doutor Abílio Machado, um mecanismo de motivação e avaliação da prática esportiva e no que diz respeito aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

A competição justifica-se pela responsabilidade de introduzir os indivíduos no universo da cultura corporal que contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos, emoções e como possibilidade de promoção, recuperação e manutenção da saúde. Conforme os Conteúdos Básicos Comuns (CBC), vale ressaltar o desafio de contribuir na construção de uma educação compreendida como um processo de formação humana que valoriza não só o domínio de conhecimentos, competências e habilidades, sejam intelectuais ou motoras, mas, também, a formação estética, política e ética dos educandos.
Confira a tabela dos jogos no site www.uniformg.edu.br.

COMPATILHAR: