Na quarta-feira (4) formiguenses que estudam em Arcos em companhia do ex-vereador, Cid Corrêa, agendaram uma reunião com o prefeito Moacir Ribeiro, no Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem (Cemap) para conseguirem uma ajuda de custo no transporte.
Dois ônibus de Formiga transportam, todos os dias, 70 alunos que estudam na cidade vizinha, e pagam uma mensalidade de R$ 175 pelo transporte, além da mensalidade do curso e dos gastos com livros, trabalhos, apostilas, etc.
Os alunos se associaram à Amafor e junto com o presidente daquela associação, Sr.Thiago Leão Pinheiro, conseguiram com a deputada estadual, Luzia Ferreira, a destinação de uma verba de aproximadamente R$ 60 mil, o que corresponde a 50% dos gastos anuais com o transporte diário dos estudantes.
A verba seria repassada aos alunos na forma de subvenção social, por se tratar de uma verba enviada para o caixa único do município e, em seguida, destinada para tal finalidade.
Mas, para que a verba venha como subvenção social ela tem que antes passar pela aprovação na Câmara. Em virtude desta exigência burocrática, os alunos e seus representantes precisam firmar parceria com a Prefeitura.
De acordo com Cid Corrêa, a reunião para que isso ocorresse foi marcada com o prefeito Moacir Ribeiro por três vezes e ele, infelizmente, não compareceu nem designou alguém para representa-lo, em nenhuma delas. ?Como a Câmara entra em recesso no dia 16 e volta no dia 2 de fevereiro de 2014, esse projeto precisa ser enviado para o Legislativo em caráter de urgência?, disse.
O ex-vereador e a comissão de alunos irão ao gabinete do prefeito tentar um acordo para que esse projeto seja aprovado ainda neste ano. Caso não consigam falar com Moacir Ribeiro, prometem procurar os meios legais.
No encontro, os estudantes disseram que farão uma manifestação em frente à Prefeitura, caso não consigam a verba. De acordo com um dos líder estudantil, ?o intuito não é fazer pressão na administração municipal, mas sim solucionar o problema, já que a verba está garantida e o prefeito é quem está enrolando para que ela não chegue até os estudantes?.
A reportagem do jornal Nova Imprensa e o portal Últimas Notícias entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura para mais informações sobre o assunto. Em nota, a administração explicou que ?O assunto está sendo avaliado e deverá ser resolvido no prazo necessário, até a volta às aulas de 2014, quando os alunos da referida instituição voltarão das férias em que já se encontram?.
Cid Corrêa afirma que os alunos da Puc Minas Arcos são os únicos que estudam fora de Formiga que não recebem ajuda de custo para o transporte, concedido pela Prefeitura.

Comentários
COMPATILHAR: