Formiga

?Urupês? é a indicação de leitura desta semana

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes divulga nesta semana a resenha do livro ?Urupês?, do autor Monteiro Lobato. A indicação faz parte do projeto ?No meio do caminho tem um livro?, que tem como objetivo estimular a leitura e divulgar o acervo da biblioteca.

Resenha
Urupês foi publicado, originalmente, em 1918 e é conhecido como a primeira produção literária de Monteiro Lobato. A obra tornou-se precursora da ficção modernista por dois motivos principais, primeiro aborda o povo brasileiro, evidenciando a vida sofrida e seus problemas. Segundo, emprega uma linguagem que não era comum, pois Lobato tenta reproduzir a riqueza da fala brasileira da zona rural, com seus coloquialismos e neologismos tipicamente orais, considerados até então inferiores e sem valor literário.
É um livro composto por 14 contos que retratam, de maneira geral, a vida cotidiana e mundana do caboclo por meio de seus costumes, crenças e tradições. Dentre os contos presentes no livro, há um que dá nome a obra e vida a uma das personagens mais marcantes e icônicas da literatura brasileira ? Jeca Tatu ? apelidado de Urupês (uma espécie de fungo parasita).
Jeca, um homem desleixado com a aparência, de pés descalços, sem nenhum tipo de educação e cultura, repleto de crendices e, visto por muitos como, alcoólatra e preguiçoso, representa toda a miséria e atraso econômico presentes na época. Porém, como afirma Monteiro Lobato, ?Jeca Tatu não é assim, ele está assim?, mostrando que Jeca, como muitos, é uma vítima do descaso do governo em relação ao Brasil. Assim, a leitura de Urupês pode ser pensada como uma atualização dos problemas brasileiros e de seu povo.