O curso de Educação Física promoveu, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a V Jornada de Atividade Física e Esporte (JAFE). O evento teve como objetivo promover a integração e a divulgação do conhecimento científico à comunidade de profissionais de Educação Física, Fisioterapia e áreas afins.

No dia 22, às 19:00 h, foi realizada a abertura do evento. O cerimonial foi feito pelo aluno Altamiro Alves Ferreira Júnior, do sexto período de Educação Física. A mesa foi composta pela diretora do Instituto Superior de Educação, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias; pelo coordenador do curso de Educação Física, Prof. Ms. Leonardo Coelho; pelo coordenador de Contabilidade e RH, Celso Couto; e pelo palestrante e professor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Afonso Timão Simplício. Todos se manifestaram quanto à importância do evento para os alunos e para o Centro Universitário.

O Prof. Ms. Afonso Timão abordou o tema Perspectivas na Gestão de Um Programa de Ginástica Laboral em Equipe Multiprofissional na Qualidade de Vida do Trabalhador. O palestrante falou sobre como deve ser feito o trabalho de um profissional nessa área, a atuação dos envolvidos nessa tarefa e tratou de questões relevantes sobre o mercado de trabalho destes profissionais e seu constante crescimento. Após a apresentação, outra palestra foi proferida pela Profa. Ms. Ana Paula Pfister, professora do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG. Ela falou sobre Ginástica Corretiva, Indicações, Precauções e Cuidados, abordando as principais doenças laborais, importância de preparar os trabalhadores para suas funções diárias e gasto das empresas por motivo de afastamento, o que pode e deve ser evitado por intermédio de exercícios e atividades desenvolvidas pelos profissionais responsáveis pela ginástica laboral. Durante as palestras, a importância do profissional da Educação Física no combate e controle às doenças advindas pelo trabalho foi defendida de maneira científica.

Minicursos
Durante os dias 23 e 24, das 18:30 h às 22:30 h, dois minicursos foram promovidos pela JAFE, simultaneamente, no Ginásio Olímpico e na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG). Um dos temas abordados foi Prescrição do Treinamento Resistido: Variáveis de Um Programa de Treinamento de Força e Design do Treinamento de Força, dado pelo professor Fernando Nazário de Rezende, especialista em Fisiologia do Exercício Avançado. O outro minicurso tratou do assunto Educação Física Escolar e Recreação e foi ministrado pelo professor Luiz Roberto Pinto Menezes, especialista em Educação Física.

COMPATILHAR: