Quando chega a época do frio, começam a preocupações com as doenças respiratórias. Nas estações outono/inverno são comuns as crises de bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia. O melhor remédio sempre é a prevenção.
Assim, a Secretaria Municipal de Saúde já esquematizou a vacinação contra a gripe na terceira idade, visto que os idosos são os que mais sofrem com essas doenças. A campanha começará no dia 22 de abril e vai até 4 de maio na zona rural. Podem se vacinar pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Na área urbana também haverá a vacinação, porém, o cronograma ainda está em fase de elaboração.
O setor de vacinações da Secretaria de Saúde irá disponibilizar uma equipe móvel formada por cinco técnicos de enfermagem para atender aos idosos nos postos de saúde da zona rural, igrejas dos distritos e comunidades, centros comunitários, vendas, estradas, bares, fazendas e no Carrefurnas.
Os atendimentos serão feitos de 8h às 11h30 em cada distrito ou comunidades A ouvidoria do setor de Saúde ressalta que os horários foram devidamente acordados conforme a disponibilidade dos formiguenses que moram na zona rural.
O objetivo, segundo a secretária de Saúde, Luiza Flora, é prevenir enfermidades como a pneumonia e doenças respiratórias e, consequentemente, reduzir a mortalidade entre os idosos.
Os idosos devem levar a carteirinha de vacinação para registro e controle. Os que ainda não têm, vão ganhar no ato da imunização.

COMPATILHAR: