A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (13), e dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam que os municípios pertencentes à Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS), a qual Formiga faz parte, já imunizaram 101.028 pessoas, o que corresponde a 55,14%.
Desde o início da campanha, dia 25 de abril, 65,57% das crianças menores de dois anos foram imunizadas, o que representa 13.900 doses aplicadas; 53,45% dos trabalhadores de saúde se vacinaram até o momento, são 6.278 doses. No grupo das gestantes mineiras 5.026 receberam a dose e o percentual chega a 30,72. Já os idosos receberam 75.822 doses, que representa cobertura de 56,74%. A população indígena a vacinar é de 303, mas apenas duas doses da vacina foram aplicadas, representando 0,66%.
De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Tânia Caldeira Brant, os números estão dentro do esperado em todas as regiões do Estado. ?As pessoas estão aderindo à campanha. É importante que todos se vacinem no período certo, pois, com a aproximação do inverno, a transmissão do vírus é maior. Esperamos atingir a meta de 80%?.
Em Minas a meta é aplicar 2.496.840 doses, o que corresponde a 80% de cobertura da população alvo. As crianças menores de dois anos deverão receber uma segunda dose, um mês após a primeira. Com o slogan ?Aprenda com quem tem sabedoria. Vacine-se contra a influenza?, a novidade é a aplicação de uma vacina trivalente, que protege contra dois tipos de gripe sazonal, bem como o da H1N1.
Cerca de 13 mil profissionais de saúde estão envolvidos. São ainda 5.500 postos fixos e volantes à disposição do cidadão para aplicar a vacina. Foram investidos R$ 2.672.705,60, sendo R$ 797.731,35 provenientes do Tesouro Estadual.
A iniciativa, que faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, é realizada anualmente, sempre no outono, para que os vacinados estejam protegidos no inverno, período de maior circulação do vírus. A cada campanha muda a composição da vacina, com base em pesquisas, nas quais se identifica o vírus circulante no mundo.
Para mais informações acesse http://pni.datasus.gov.br/consulta_Influenza_11_selecao.asp?enviar=ok&sel=coberturas&grupo=todos&faixa=todos&UF=MG
Municípios SRS Divinópolis
Aguanil ? Araújos ? Arcos ? Bambuí – Bom Despacho ? Camacho – Campo Belo ? Cana Verde ? Candeias – Carmo da Mata – Carmo do Cajuru – Carmópolis de Minas ? Cláudio – Conceição do Pará – Córrego Danta – Córrego Fundo ? Cristais ? Divinópolis – Dores do Indaiá – Estrela do Indaiá ? Formiga ? Igaratinga – Iguatama ? Itaguara ? Itapecerica – Itatiaiuçu ? Itaúna ? Japaraíba – Lagoa da Prata – Leandro Ferreira ? Luz – Martinho Campos – Medeiros ? Moema – Nova Serrana ? Oliveira – Onça de Pitangui ? Pains – Pará de Minas – Passa Tempo – Pedra do Indaiá ? Perdigão ? Pimenta – Pitangui – Santana do Jacaré – Piracema – Santo Antônio do Amparo – Santo Antônio do Monte – São Francisco de Paula – São Gonçalo do Pará – São José da Varginha – São Sebastião do Oeste – Serra da Saudade ? Tapiraí.
Em Formiga
De acordo com o balanço parcial divulgado no dia 2 de maio pela Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 30 de abril, quando foi o ?Dia D? de vacinação, das 11.391 pessoas com direito de receber a vacina contra a Influenza apenas 4.271( 37,5%) procuraram as unidades para se vacinar. Das 1.127 crianças 508 (45%) já haviam sido levadas pelos pais e/ou responsáveis aos postos de vacinação; das 829 gestantes 203 (24,4%) compareceram; dos 8.763 idosos 3.155(36%) já tinham sido imunizados.
Um novo balanço deve ser divulgado ainda hoje, conforme solicitado pela redação à Secretaria Municipal de Comunicação.