Para reforçar a vacinação contra a febre amarela em Divinópolis, cinco unidades de saúde selecionadas pela Secretaria de Saúde da cidade vão estender o horário de atendimento até as 20h. O horário especial inicia nesta segunda-feira (18) na unidade do bairro Bom Pastor.
De acordo com o secretário de saúde, Amarildo Souza, a intenção é prevenir contra um possível surto da doença devido ao rompimento da barragem de Brumadinho.
“Quando houve o acidente em Mariana teve um surto de febre amarela nos meses posteriores em Minas Gerais. Então, nós estamos adiantando as ações, as orientações e a oferta da vacina. Nossas unidades vão funcionar com horário especial para atender os trabalhadores” explicou.
A preocupação com as pessoas que pretendem viajar no carnaval também levou a secretaria a antecipar as ações contra a febre amarela, conforme informado pela diretora de atenção à saúde Inês Alcione.
“É importante porque no carnaval as pessoas viajam e podem ir para alguma área que é endêmica. Então, nós também estamos pensando na proteção delas”.
Neste ano, nenhum caso da doença foi registrado em Divinópolis, segundo a Secretaria de Saúde. No ano passado, a cidade teve uma ocorrência de febre amarela, mas o paciente não contraiu a doença no município.
Confira os dias e as unidades que funcionarão em horário especial até as 20h:
- 18 de fevereiro – Centro de Saúde do Bairro Bom Pastor
- 19 de fevereiro – Centro de Saúde do Bairro Niterói
- 20 de fevereiro – Centro de Saúde do Bairro Centro
- 21 de fevereiro – Centro de Saúde do Bairro São José
- 22 de fevereiro – Centro de Saúde do Bairro Ipiranga
Ações no pré-carnaval
Na semana que antecede o pré-carnaval na cidade também serão executadas ações de orientação sobre o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis em todas as unidades de saúde, segundo a Prefeitura de Divinópolis.
De acordo com a diretora de atenção à saúde, Inês Alcione, historicamente existe um aumento na procura pelo serviço no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) da prefeitura após o período da festa e, por isso, o atendimento será reforçado.
“Estamos preparados para receber, principalmente, na questão das infecções sexualmente transmissíveis. A qualquer momento, a pessoa que estiver preocupada pode procurar o Centro de Testagem e Acolhimento onde será atendido, orientado e fará o teste rápido. Se der positivo, terá todo um acompanhamento” afirma.
O Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) em Divinópolis funciona de 7h as 17h na Rua Getúlio Vargas, 550, no Centro.
Confira datas e locais de ações e orientações sobre HIV:
- 22 de fevereiro – das 12h às 18h – blitz no quarteirão fechado da Rua São Paulo, no Centro de Divinópolis com a distribuição de preservativos e materiais educativos, em parceria com a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas)
- 23 de fevereiro – blitz na Praça do Mercado, onde acontecerá o pré-carnaval de Divinópolis, com a distribuição de preservativos e materiais educativos, com o apoio do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE)
Fonte: G1 ||