Crianças entre 1 a 7 anos de idade no estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul devem ser vacinadas contra o sarampo até a próxima sexta-feira (22). Nos demais estados e também no Distrito Federal a campanha de vacinação de seguimento acontece entre 13 de agosto a 16 de setembro.
Um balanço parcial da campanha, feito na manhã desta quarta-feira (20), revelou que mais de 8,5 milhões de crianças já foram imunizadas nos oito estados. O número representa 85,72% da população na faixa etária correspondente.
A campanha teve início no dia 18 de junho e a meta é vacinar no mínimo 95% das crianças, mesmo as que já tenham sido vacinadas.
Campanha de seguimento
Esta vacinação contra o sarampo é chamada ?campanha de seguimento? e costuma acontecer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil livre do vírus. A última ?campanha de seguimento? ocorreu em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia de gripe H1N1.
Este ano, a vacinação contra o sarampo aconteceria em todo o país durante a segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil, no dia 13 de agosto, mas um surto de sarampo na Europa fez com que o governo antecipasse a ação em estados com maior densidade populacional e menor cobertura da vacina tríplice viral nos últimos anos.
Sintomas e histórico
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
Em 2011, até o dia 19 de julho, os estados e municípios notificaram ao Ministério da Saúde a ocorrência de 18 casos de sarampo no Brasil relacionados à importação do vírus de genótipo D-4, que circula na Europa. Os casos foram nos estados do Rio Grande do Sul (7), Rio de Janeiro (4), São Paulo (3), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1), Piauí (1) e no Distrito Federal (1).

COMPATILHAR: