A nota mil na redação do Enem 2024 é um objetivo de muitos dos estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 10 de novembro. Lembrando que a produção textual é cobrada no primeiro domingo do Enem junto com as provas de Linguagens e Ciências Humanas.

O Enem é formado por cinco provas, sendo quatro delas com 180 questões objetivas, 45 para cada área do conhecimento, e uma de produção textual. A redação do exame deve ser escrita em até 30 linhas e obedecer a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.

O texto da redação é corrigido seguindo as cinco competências avaliadas no Enem. O tema proposto para a redação possui como característica uma discussão e um assunto de interesse público e de cunho social. O tema da redação da edição de 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher”.

Os locais de prova do Enem já estão disponíveis para consulta no Cartão de Confirmação de Inscrição. Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu mais de 5 milhões de participantes inscritos.

O Brasil Escola conversou com especialistas em redação do Enem que listam cinco dicas aos estudantes de como tirar uma nota mil na produção textual do exame. Leia a seguir.

Cinco dicas para fazer uma redação nota mil no Enem 2024

Fique por dentro de cinco dicas para tirar nota mil na redação do Enem 2024, compartilhadas por Denise Barros, professora de Língua Portuguesa do Colégio Rio Branco, e Margarete Xavier, autora de Português no Fibonacci Sistema de Ensino:

  1. Leia com bastante atenção o comando da redação e a proposta temática para fazer uma interpretação correta do assunto e da abordagem solicitada.
  2. Tenha em mente um repertório coringa que caiba na discussão de diversos problemas sociais. Defina se a relação com o tema é de comparação, contraponto ou exemplificação. Alguns artigos da Constituição Federalpodem ser aplicados (caso já não estejam citados na coletânea) para atingir 200 na competência.
  3. Atente-se ao problema a ser discutido e organize a dissertação de forma que não fuja do assunto proposto. Assim, escolha com coerência a ordem dos argumentos e as estratégias argumentativas a serem aplicadas. No caso da prova do Enem, discutir causas e/ou consequências do problema proposto de forma profunda e organizada pode garantir uma boa pontuação na competência.
  4. Preste atenção para a conexão de ideias. Os parágrafos, os períodos e as orações devem estabelecer uma relação dentro do texto, portanto o uso diversificado e coerente de recursos coesivos é o que vai garantir uma nota máxima na competência.
  5. Cuidado com parágrafos de período único, eles geram perda de nota nas competências 1 e 4. Na hora de sugerir uma resolução para o problema é mais seguro desenvolver plenamente uma ação, com os 5 itens necessários que criar várias ações e não explicar como elas podem ser viabilizadas. Sendo assim, defina qual ação deve ser feita, quem vai executá-la, por qual meio essa ação será viabilizada e com que finalidade. O detalhamento pode ser feito em qualquer um dos 4 itens citados. Escolha o item que você consegue detalhar mais facilmente.

Fonte: Brasil Escola

 

 

COMPARTILHAR: