Na próxima semana, na quarta-feira (16), será realizado em Formiga o 1º Seminário Microrregional de Prevenção e Controle de Câncer do Colo do Útero, no auditório do Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap), das 8h às 17h.
Para debater o tema que é de extrema relevância para a sociedade e para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde no município, diversas atividades como dinâmica de motivação, palestras, distribuição de material serão realizadas (confira abaixo o cronograma de eventos).
Câncer do Colo do Útero
O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero. Todas as mulheres, com vida sexual ativa, devem se submeter ao exame preventivo periódico, inclusive as grávidas e histerectomizadas. A princípio o exame deve ser feito a cada ano, seguindo posteriormente orientação médica.
O exame preventivo do câncer do colo do útero – conhecido popularmente como o exame de Papanicolau – é indolor, barato e eficaz. Ele consiste na coleta de material para exame de três locais: da parte externa do colo (ectocérvice), da parte interna do colo (endocérvice) e do fundo do saco posterior da vagina.
Para grávidas se evita a coleta da endocérvice, para não estimular contrações uterinas. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame. O exame não é realizado durante o período menstrual, exceto se for um período menstrual prolongado, além do habitual. A colposcopia permite examinar com mais detalhes o colo uterino, devendo ser realizada a cada 3-5 anos, dependendo dos achados e indicação médica.
Confira a programação:
8h ? Distribuição de Material
8h30 ? Abertura (Hino Nacional) e formação da banca organizadora do evento
9h – ?Dinâmica de Motivação? com a psicóloga Glênya Mara da Silva Ferreira
10h ? Coffee Break
10h30 ? Palestra ?Fisiopatologia de Câncer do Colo do Útero? com o ginecologista Ubiratan de Brito Mota
12h ? Almoço
13h30 ? Palestra ?Diretrizes brasileiras para rastreamento de Câncer do Colo do Útero?
15h ? Coffee Break
15h30 ? Palestra ?Ações de prevenção na Atenção Primária?
17h – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Formiga

COMPATILHAR: