A chuva que atingiu Belo Horizonte na noite dessa terça-feira (28) espalhou o caos por vários pontos da cidade. De acordo com o jornal O Tempo, além de vias interditadas, o temporal causou estragos como  crateras, alagamentos e desabamentos em vários pontos.

Confira como Belo Horizonte amanheceu nesta quarta-feira (29) após o temporal.

Avenida Mário Wernerck 

Foto: Reprodução/Twitter/@oficialBHTrans

A BHTrans interdinou, na manhã desta quarta-feira (29), a avenida Professor Mário Werneck, no bairro Buritis, região Oeste da capital, devido à queda de uma barreira na via. 

Avenida Tereza Cristina

Uma cratera gigantesca engoliu parte de uma das pistas da avenida Tereza Cristina, no sentido bairro/centro, no encontro com rua Monte Branco, na região Oeste de Belo Horizonte. O buraco está entre as inúmeras consequências das fortes chuvas que atingem a avenida desde quinta-feira passada (23). Há, pelo menos, três longos trechos de interdição na Tereza Cristina, uma das principais da cidade, na manhã desta quarta-feira (29). 

– Foto via O Tempo/Divulgação

Barreiro

Ao menos quatro famílias foram orientadas a saírem de casas no bairro Milionários, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, durante a chuva que atingiu a capital e cidades da região metropolitana, na noite dessa terça-feira (28). 

Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na rua Fernandes de Moura para atendimento, a princípio, de vítimas de alagamento. Na área foi constatado que três casas tinham sido invadidas pela água. Em uma quarta residência foi constatada rachaduras em uma das paredes e piso da garagem. 

Conforme o jornal Hoje em Dia, a BHTrans informou que  as principais interdições registradas até o momento ocorrem na avenida dos Andradas, entre as rua Carijós e Alameda Ezequiel Dias, sentido região hospitalar, na rua Marília de Dirceu, no Lourdes, entre a avenida do Contorno e a rua Felipe dos Santos, e nos dois sentidos da avenida Prudente de Morais, entre rua Santa Sofia e Artur Bernardes. 

A orientação da BHTrans é para que os motoristas redobrem a atenção e respeitem a sinalização. 

BH shopping

Uma parte do teto do 4º piso do BH Shopping, no Belvedere, região Centro-Sul, caiu com a forte chuva que atinge a capital mineira na noite desta terça-feira (28). Segundo a administração do estabelecimento, ninguém foi atingido.  

“A área, inclusive, já se encontrava interditada para garantir a segurança de todos. A equipe de manutenção atuará durante toda a madrugada para garantir o funcionamento normal do shopping nesta quarta-feira”, afirmou o BH Shopping, em nota.

Logo após o incidente, surgiram vídeos nas redes sociais que mostram o desabamento parcial.

O administrador Pedro Dias estava no shopping no momento e testemunhou a queda do teto. Segundo ele, havia muita água descendo pelas tubulações de som e luz do prédio. “Estávamos no quarto piso, saindo para pegar o carro, quando vimos o gesso cendendo. Graças a Deus, não pegou ninguém. Valeu o senso comum de todos irem todos embora”, diz.

Leia a nota completa do BH Shopping

O BH Shopping informa que hoje, 28 de janeiro, por volta das 20:30 horas, algumas placas do forro de gesso do 4° piso se soltaram devido às fortes chuvas que atingiram a região. 

No momento do incidente nenhuma pessoa foi atingida. A área, inclusive, já se encontrava interditada para garantir a segurança de todos. A equipe de manutenção atuará durante toda a madrugada para garantir o funcionamento normal do shopping nesta quarta-feira.

O BH Shopping vem acompanhando com atenção os sérios transtornos causados na cidade pelas chuvas dos últimos dias, e se solidariza com toda a população afetada. Como forma de auxílio a essa grave situação que afeta a cidade de Belo Horizonte, o BH Shopping disponibilizou um ponto de arrecadação de donativos para assistência às vítimas.

Morte em Nova Lima

Um homem de 45 anos morreu na noite desta terçaapós uma casa desabar no bairro Chácara dos Cristais em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Chovia no momento do acidente.

Segundo a Defesa Civil do município, a residência destruída fica em um beco entre as ruas Lauro Magalhães Santeiro e Lincoln Tolentino.

Foto: Luis Dutra / Jornal Sempre Nova Lima /Divulgação

Apesar do trabalho do Corpo de Bombeiros para resgatar a vítima, a Polícia Militar informou que o óbito foi confirmado no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o O Tempo, não houve outras vítimas no local do desabamento.

O órgão alertou que as pessoas que moram em área de alagamento devem sair de suas casas e procurar um local seguro.

Alagamentos

Diversos pontos de Nova Lima alagaram. Segundo a PM, uma adutora da Copasa se rompeu no bairro Matadouro, o que contribuiu para a situação.

De acordo com o O Tempo, em alguns locais, a altura da água chegou a 2 metros, e algumas pessoas ficaram ilhadas e outras tiveram que deixar as suas casas.

Recorde assustador

chuva que atingiu Belo Horizonte e Região na noite desta terça alçou janeiro de 2020 a um recorde assustador. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice pluviométrico do período superou os 850,3mm registrados em janeiro de 1985 – a maior média para mês até então

 “Teremos a média mensal exata a partir das 9h da manhã, uma vez que a medição da estação Centro-Sul ainda é manual. Mas já podemos dizer com toda certeza que, pelo temporal que caiu ontem na cidade, que o índice de 1985 já foi ultrapassado. Na Região Centro-Sul, por exemplo, das 20h às 0h, choveu 175,6 mm, ou seja, mais da metade do esperado para todo o período, que eram 329,1 mm”, explicou Anete Fernandes, meteorologista do Inmet ao jornal Estado de Minas.


De acordo com o EM, a medição realizada pela Defesa Civil por região, divulgada às 6h30 desta quarta-feira (29) já sinalizava o marco histórico. Somente na Região Oeste, o acumulado de janeiro soma 959 mm ou seja, 291% do previsto para 30 dias. A região com segundo maior índice pluviométrico foi a Centro-Sul, com 956,8 mm. Barreiro (873,8 mm), Noroeste (865,6 mm), Leste (750,6 (228%), Pampulha (726,8 mm), Nordeste (682,6,mm), Venda Nova (596,0) e Norte (537,8) completam o ranking. 

Previsão

De acordo com a BHTrans a previsão para esta quarta-feira (29) é de pancadas de chuva fortes, rajadas de vento e raios.

 

Fonte: O Tempo/ Hoje em Dia/Estado de Minas||
COMPATILHAR: