A Europa se prepara para temperaturas extremas neste início de verão, que começou na sexta-feira (21). Há previsão de que ondas de calor durem toda esta semana e, por isso, países como Bélgica, Espanha e França emitiram alertas. Veja abaixo:

Mais de 40°C na Espanha

A agência meteorológica espanhola AEMET lançou alerta de calor após prever temperaturas de mais de 35ºC no interior e 40°C no centro do país. Em parte dos Pirineus, os termômetros podem marcar acima de 42ºC entre quinta-feira e sábado.

“É provável que as altas temperaturas persistam, ao menos, até domingo (30). Não se descarta que elas possam se prolongar durante os primeiros dias de julho em algumas áreas”, acrescentou a agência espanhola.

Plano contra onda de calor na França

Na França, uma onda de calor considerada precoce e intensa pode aumentar as temperaturas para até 40°C a partir de terça-feira. Em Paris, as autoridades aumentaram o índice de alerta para 3 – o máximo é 4.

A França teme uma repetição da onda de calor de 2003, denominada “verão assassino”, que causou a morte de 15 mil pessoas entre 4 e 18 de agosto daquele ano.

Salas climatizadas em lugares públicos, bebedouros temporários e vaporizadores de água, abertura noturna de parques e jardins e instalação de ventiladores em creches e escolas fazem parte das medidas previstas em Paris pelo plano contra as temperaturas extremas.

Alertas por toda a Europa

As autoridades Bélgica emitiu uma advertência pelo forte calor. De acordo com o Instituto Real Meteorológico, o país deve registrar máximas de até 34°C ou 35°C a partir desta terça-feira.

Além disso, a Alemanha espera novos recordes de calor durante todo o verão. Há possibilidade de os termômetros marcarem mais do que os 40,3°C marcados em julho de 2015 na Baviera, mais alta temperatura registrada.

Agências meteorológicas alemãs preveem ao menos uma semana de calor intenso no país devido a uma onda de ar quente proveniente do deserto do Saara.

No Reino Unido, há a preocupação também de tempestades violentas. Por isso, as autoridades locais lançaram alertas para segunda e terça-feira. “Um tempo quente, úmido e instável” está previsto, segundo o site MetOffice.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: