Na reunião do Legislativo dessa semana, o vereador Sandrinho da Looping/PDT, mais uma vez, se valeu da Tribuna do Povo, na Câmara, para registrar sua indignação quanto ao atendimento dispensado aos pacientes que necessitam do Tratamento Fora do Domicílio, inclusive, exibindo um vídeo feito na madrugada de segunda-feira (10).

Segundo Sandro, ele foi acionado por um paciente, às 3h. O reclamante disse que estava no Terminal Rodoviário de Formiga, mas não conseguia que seu acompanhante embarcasse junto a ele, mesmo o paciente explicando que necessitava de acompanhamento, em razão dos fortes medicamentos de que faz uso constante.

Na mesma madrugada, também no Terminal Rodoviário, um senhor de 81 anos não conseguia embarcar no micro-ônibus para fazer um tratamento de saúde em Belo Horizonte, sob a alegação de que seu nome não estava na lista de embarque feita pela Secretaria de Saúde, embora o paciente exibisse documentos que comprovavam a consulta marcada, pela própria pasta.

Este senhor que já faz o tratamento há mais de 6 anos na capital garantiu que na quinta-feira da semana passada (6), tinha ido à Secretaria de Saúde e confirmado o nome dele na lista para o embarque.

Segundo Sandrinho da Looping, tem sido muitos os casos de usuários do SUS que conseguindo tratamento fora do domicílio, são obrigados a conviver com a incerteza de não conseguirem o transporte por meio de veículo na Secretaria de Saúde. “Não existe nenhuma pessoa que possa garantir o transporte para estes usuários. O que constatamos é que há muita desorganização, o que ocasiona estes constrangimentos. Também defendo que o município deva ressarcir a pessoa que não consiga o transporte municipal, caso em que advogo o ressarcimento das despesas com passagens e alimentação para o paciente e acompanhante”, disse.

Detalhe

Está em tramitação na Câmara o projeto nº 176/2018 do vereador Sandrinho da Looping que visa regularizar o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), exatamente quanto a esta alternativa (ressarcimento de despesas).

O que diz a Secretaria

A Secretaria de Saúde, por intermédio do Departamento de Comunicação, informou ao Últimas Notícias que após analisar as queixas trazidas a público pelo vereador, concluiu que o paciente, por algum motivo, não havia confirmado seu interesse em viajar naquele dia e como a demanda é grande, a vaga dele foi repassada a outro paciente. No entanto, como ainda havia poltronas não ocupadas no micro-ônibus, que é terceirizado, com a interferência do vereador, os dois casos foram resolvidos e os pacientes conduzidos a BH.

Explicou também que a rotina de confirmação da viagem até então vigente (confirmação presencial na secretaria), foi modificada, podendo, de agora em diante, este procedimento ser feito via telefone.

(Foto: divulgação Câmara)

 

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