O vereador Antônio Marcos da Silva (PT), mais conhecido como “Tonho Marco”, da cidade de Pedra do Indaiá, está escoltado por policiais no Hospital São João de Deus, em Divinópolis. O legislador matou a tiros o sobrinho, de 21 anos, e feriu o próprio pai durante uma discussão familiar. O crime ocorreu no dia 29 de junho, em um sítio da família, na comunidade rural de Mata dos Lemos, em Pedra do Indaiá.

O mandado de prisão preventiva requerido pela Polícia Civil foi expedido pela Justiça no fim da tarde desta sexta-feira (5). Conforme o delegado do caso, Lucélio Silva, com a ajuda da Polícia Civil de Divinópolis, o vereador foi encontrado internado no hospital por causa de ferimentos que sofreu durante a briga na fazenda, que resultou na morte do sobrinho.

Ainda segundo o delegado, a briga teria sido por causa da invasão de porcos na propriedade do legislador.

Antônio Marcos Silva se apresentou na sede da polícia nesta segunda-feira (1º) — Foto: TSE/divulgação

Antônio Marcos já havia se apresentado à Polícia Civil na noite da última segunda-feira (1º). Mas, de acordo com o delegado, o vereador foi ouvido e liberado, pois havia passado o período do flagrante e porque não havia mandado de prisão contra ele.

Também segundo o delegado responsável, não houve resistência do legislador à prisão. Ele está sob escolta de Policiais Civis, que deve ser assumida pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

G1 entrou em contato com a Seap para sabe quando a secretaria deve assumir a responsabilidade da escolta e aguarda retorno.

Entenda o caso

De acordo com relatos de testemunhas à Polícia Militar (PM), a família estava em uma fazenda e após uma discussão, o vereador deixou a propriedade muito alterado. Horas depois ele voltou ao local, armado, e atirou em direção ao sobrinho.

O pai do vereador tentou impedir a situação. Mas, ao segurar o filho, a arma disparou atingindo o braço dele de raspão. Em seguida, o vereador fugiu do local.

As vítimas receberam socorro ainda na fazenda, mas o jovem não resistiu aos ferimentos. A perícia da Polícia Civil esteve na propriedade rural e, após os trabalhos de rotina, liberou o corpo para a família. O sepultamento do jovem ocorreu na tarde do último domingo (30) no cemitério municipal de Pedra do Indaiá.

O vereador Antônio Marcos Silva se apresentou à polícia na noite da última segunda-feira (1º).

Em entrevista ao G1 nesta terça-feira (2), o delegado da Polícia Civil responsável pelo caso, Lucélio Silva, disse que ao se apresentar o vereador foi ouvido e alegou que a intenção não era matar o sobrinho, de 21 anos.

“Segundo ele [vereador] os disparos foram acidentais. Disse que eles tiveram uma discussão e queria intimidar o sobrinho e o pai da vítima que também estava no local. Essa foi a versão que ele contou. Porém, o pai da vítima disse que os tiros foram intencionais, que ele saiu do local e voltou armado”, explicou o delegado.

Ainda conforme Lucélio, o vereador foi ouvido e liberado, pois passou o período do flagrante e porque não havia mandado de prisão contra ele. Contudo, foi encaminhado à Justiça nesta terça-feira (2) o pedido de prisão preventiva.

“Iniciamos as oitivas nesta segunda. Seria uma discussão em relação a uma manada de porcos que havia invadido a propriedade do vereador. Ele discutiu com a vítima, voltou ao local armado e ocorreu ao disparo”, informou o delegado.

 

Fonte: G1 ||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2019/07/06/vereador-que-matou-sobrinho-em-pedra-do-indaia-e-preso-em-hospital-de-divinopolis.ghtml

COMPATILHAR: