O vereador Luciano Duque/PCdoB se reuniu na quarta-feira (10), com a direção da Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência Física, da cidade de Passos, conhecida com Associação Reintegrar.
De acordo com o vereador, o objetivo do encontro foi discutir assuntos relacionados com a acessibilidade de forma geral, pois o tema vem sendo muito discutido. ?A sua amplitude deve ser tratada com cuidado por toda a sociedade, que visa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades?.
Luciano Duque ressalta que a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece que a acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
?É necessário aplicar o disposto nas leis existentes. Tanto é que a maior parte dos municípios deixa a desejar em vários aspectos, como no caso das calçadas, dos órgãos públicos, das edificações, que impossibilitam o acesso das pessoas aos diversos segmentos existentes?, lembrou Luciano.
O vereador considerou a cidade de Passos um exemplo inclusive no transporte público. ?Assim como a cidade de Passos, que conta com uma rampa de acesso para cadeirantes e idosos a cada esquina, nos táxis,
ônibus, lojas, supermercados e espaços públicos, é um exemplo a ser implantado em Formiga, transformando a cidade num local acessível para todos os munícipes e também aos turistas?,
finalizou.

COMPATILHAR: