O prefeito Moacir Ribeiro/PMDB vetou o projeto de lei 037/2013 que institui o Programa Primeiros Socorros, com o objetivo de ministrar o curso aos profissionais de educação de escolas e creches da rede pública de Formiga. O veto ao projeto de autoria do vereador Cabo Cunha/PMN foi derrubado pelos edis por 8 votos a 1, na segunda-feira (2). Apenas Evandro Donizetti (Piruca/PSB) foi favorável a manter o veto do prefeito.
?Não estou criando uma disciplina para a educação e, infelizmente, a secretária adjunta, Elizane Ana da Cunha Barbosa extrapolou. Ela cita que estaria criando uma disciplina extracurricular. Não vou aceitar que pessoas fora do jurídico façam uma interpretação totalmente fora da realidade?, explicou Cabo Cunha. Na época, a justificativa foi dada pela secretária adjunta, Elizane Ana, devido ao afastamento do secretário da pasta Geraldo Reginaldo de Oliveira, que já reassumiu o cargo.
Alguns vereadores apoiaram a iniciativa de Cabo Cunha. Piruca justificou seu voto: ?esse trabalho de palestra já é feito em Formiga. Eu acredito que curso sem onerar o município, os bombeiros não vão fazer sem ter um custo não. Eu sou a favor de manter o veto?, disse.
O prefeito vetou, no dia 30 de julho, o projeto de lei, em atendimento ao parecer expedido pela Secretaria de Educação. O projeto foi aprovado no dia 15 de julho.
Naquela ocasião, o sargento do Corpo de Bombeiros, William Alves da Silva, fez uso da ?Tribuna do Povo? e explicou sobre o projeto. ?É um projeto de suma importância, pois os educadores devem saber lidar com essas situações no dia a dia. De repente, eles podem se deparar com uma situação difícil. Muitas pessoas acham que as funções institucionais devem ser atribuídas somente ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Vamos atender a esta Lei que o município está criando?.
De acordo com a proposta, a capacitação visa propiciar aos profissionais que, trabalham diretamente com crianças e adolescentes, o mínimo de conhecimento para reconhecerem uma situação de emergência e atuarem no primeiro atendimento à vítima.

COMPATILHAR: