Médicos veterinários, que integram o grupo prioritário de profissionais da saúde, não estão sendo vacinados contra a Covid-19 em Belo Horizonte. 

A justificativa, segundo a Prefeitura, é que somente aqueles que trabalham em ambulatórios e unidades básicas de saúde podem receber o imunizante.

Para a médica veterinária Maria Luiza Tanos dos Santos, que trabalha com atendimentos a cães e gatos em domicílio, a categoria tem o direito de se vacinar, mas o Executivo Municipal não reconhece. “A prefeitura está priorizando os médicos que trabalham na zoonoses e discriminando os demais, não nos deixando vacinar. Temos o direito e tomara que a prefeitura pare de priorizar só quem trabalha para eles”.

Segundo a profissional, os médicos estão sendo barrados nos postos. “Fiquei a manhã toda no posto de saúde, como outros colegas também, e simplesmente proibiram de vacinar os médicos veterinários”.

“Proibiram os profissionais dos postos de vacinar os médicos veterinários. A gerente do posto recebeu uma ligação de alguém da secretaria de saúde de Belo Horizonte alegando que não era mais para vacinar os médicos veterinários. Uma colega já estava dentro da sala para ser imunizada e alegaram que não podiam mais vacinar. Ela teve que sair constrangida da sala. Isso é um desaforo”, completou.


O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), Bruno Divino, disse que no início da pandemia os médicos veterinários foram convocados como profissionais de saúde para um treinamento no Ministério da Saúde para o atendimento de pacientes com Covid-19.

“Parte dos equipamentos de hospitais veterinários, como sedativos, ventiladores, da UFMG, foram cedidos ao Hospital Risoleta Neves. Os medicamentos e EPIs da escola veterinária também foram disponibilizados para o Hospital das Clínicas. Então desde o começo estamos trabalhando juntos oferecendo todo o nosso serviço”, afirmou.

De acordo com o presidente, a prefeitura de BH excluiu os profissionais que trabalham com cães e gatos do grupo prioritário. “Isso está causando uma grande confusão. Estamos cientes e temos trabalhado intensamente com a prefeitura mostrando para eles tecnicamente, não só para a Prefeitura mas para o governo estadual, que os médicos correm risco. 20% dos médicos veterinários tiveram Covid-19. Outras cidades também estão com esse problema, como Juiz de Fora, Divinópolis”.

Na semana que vem, o presidente terá uma reuniãocom o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, na qual será mostrada as informações e os dados que comprovam que os médicos veterinários devem, sim, receber a vacina.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: