O Unifor-MG sediou entre os dias 1 e 3 de setembro, o VI Simpósio de atualização em ciências biológicas. O evento foi realizado com o objetivo de comemorar o Ano Mundial da Biodiversidade e o Dia do Biólogo, celebrado em 3 de setembro.
No primeiro dia, os participantes foram recebidos pela coordenadora dos cursos de ciências biológicas e química, Lília Rosário Ribeiro e, em seguida, a diretora geral de ensino, Inêidina Sobreira fez a abertura oficial do evento.
Durante os três dias de atividades, os participantes assistiram às seguintes palestras: ?O cérebro aperfeiçoado?, pela bióloga Ludmila Cristina de Oliveira; ?Aquecimento Global x biodiversidade marinha?, pelo professor José Maria Vieira da Fonseca; ?Farmacogenômica?, pelo professor Heslley Machado Silva; ?Biocombustíveis: o advento das enzimas fúngicas?, ministrada pelo professor Pascoal José Gaspar Júnior; e ?Biodiversidade de fungos filamentosos?, pela bióloga Fabiana Aparecida Couto.
Na ocasião, foi realizado um ciclo de palestras, com o tema ?Biologia em prática de formação?, apresentado pelos acadêmicos do 6o período de ciências biológicas.
De acordo com a Lília Ribeiro, o evento atendeu a todas as expectativas. ?As palestras foram de extrema relevância para a formação dos alunos por tratarem de temas atuais e ímpares para a formação de um profissional qualificado. Os alunos tiveram contato com professores e pesquisadores que esclareceram dúvidas sobre projetos de pesquisa, atividades práticas e os diversos campos de atuação do biólogo no mercado de trabalho?.
Lília Ribeiro contou que o licenciado em ciências biológicas tem os mesmos direitos de atuação que o bacharel, perante o Conselho Federal de Biologia (CFBio). ?Entretanto, os estudantes devem ficar atentos quanto à escolha da instituição que oferece esse curso, uma vez que a Resolução CFBio 213/2010 define claramente os limites das atividades do biólogo, de acordo com a carga horária, inclusive prática, dos conteúdos biológicos cursados. Por meio de eventos como este, associados a uma grade curricular adequada, corpo docente qualificado, laboratórios de excelência, visitas técnicas e atividades de campo, o Unifor-MG assegura aos egressos do curso de ciências biológicas o direito pleno de atuação no mercado de trabalho, tanto como professores da educação básica quanto como biólogos?, ressaltou a coordenadora.
O evento ocorreu durante três dias e contou com várias palestras voltadas para os alunos do curso de ciências biológicas.
Comentários