O vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal, Claudio Salituro, renunciou ao cargo. Ele é um dos dirigentes do banco estatal envolvidos em uma série de denúncias de assédio moral e sexual, que levaram à queda de Pedro Guimarães da presidência da instituição, que comandava desde o início do governo Jair Bolsonaro (PL). O escândalo veio à tona no fim de junho, por meio de reportagens do site Metrópoles.

Em julho, o blog do jornalista Ricardo Noblat no site Metrópoles publicou vídeos em que Claudio Salituro aparece filmando e xingando servidores do banco. Na época, a Caixa afirmou que o material seria apurado pelo banco e por uma auditoria privada contratada após as denúncias virem à tona.

A renúncia de Claudio Salituro foi comunicada pela Caixa Econômica Federal por meio de “fato relevante” emitido nessa segunda-feira (17).

“A Caixa Econômica Federal comunica à sociedade brasileira, aos seus clientes e empregados, e ao mercado em geral que o Conselho de Administração acatou, nesta data, o pedido de renúncia, por questões pessoais, do Sr. Claudio Salituro ao cargo de Vice-Presidente de Tecnologia e Digital”, diz o comunicado do banco ao mercado financeiro.

A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho de Administração da Caixa que analisou um relatório da corregedoria do banco, com mais de 500 páginas, sobre as denúncias de assédio contra Pedro Guimarães.

A Caixa tem 12 vice-presidências. Desde o início das denúncias, Salituro é o quarto vice do banco a cair.

O Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal de Contas da União (TCU) abriram investigações sobre as denúncias de assédio na Caixa. Devido à suposta omissão, o MPT pediu a condenação da Caixa Econômica Federal em R$ 305 milhões.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: