O vice-presidente da Associação dos Trabalhadores na Catação de Materiais Recicláveis de Formiga (Transformare), Francisco Carlos da Silva, colaborou com a implementação da coleta seletiva em Piumhi.

Francisco da Silva esteve no município vizinho para orientar sobre o processo de coleta, logística e venda dos materiais recicláveis, além de informações sobre as documentações para criação da associação.

Em 2017, o ex-secretário-adjunto de Meio ambiente, Martiniano Fagundes do Nascimento, da Prefeitura de Piumhi, buscou, em alguns munícipios do Estado, modelos de projetos de coleta para aplicar e aprimorar o projeto também no município.

À época, ele teve a oportunidade de conhecer o vice-presidente da Transformare, Francisco da Silva, que foi até Piumhi e apresentou o modelo de associação, parte jurídica e como funciona o trabalho de coleta dos lixos recicláveis.

Martiniano Fagundes ressaltou ainda que vê o vice-presidente, Francisco Carlos, como um destaque, juntamente com a presidente Luzia Ferreira da Silva, da Transformare e que ele agregou conhecimento, sabedoria e bagagem sobre a experiência em Formiga. Francisco também contribuiu com novas ideias para a associação, além das outras cidades que ele visitou.

Atualmente, o município de Piumhi já conta com um projeto piloto de coleta seletiva (AVIP). O trabalho ocorre em oito bairros. Ainda de acordo com Martiniano, existe um convênio com a cidade de Pimenta, para que resíduos sejam levados para lá.

Transformare

A missão da Transformare é representar os interesses dos catadores de materiais recicláveis em Formiga, visando a união da classe.

 A associação desenvolve ações para que seus membros possam atuar com segurança, dignidade, solidariedade, bem como ocupar uma posição de reconhecimento e colaboração com o meio ambiente.

Ela também atua para que os trabalhos sejam protegidos da ação de atravessadores ou qualquer outro tipo de exploração.

COMPATILHAR: