A Vigilância Sanitária de Arcos está em processo de reestruturação. Os servidores atuantes na área têm realizado diversas atividades e uma delas é a fiscalização nos estabelecimentos da cidade a fim de minimizar os riscos a saúde pública oferecidos pelo consumo de alimentos impróprios. A nova diretora da Vigilância Sanitária de Arcos, Flávia Cristina Garcia, é a responsável por coordenar a equipe de trabalho.

?O objetivo da vigilância é agir de forma conjunta com a comunidade, não só como forma de fiscalização, mas agindo de forma preventiva e educativa. Aqui a vigilância está passando por uma grande reestruturação de seus processos, organização e mapeamento das demandas, a fim de assegurar aos cidadãos arcoenses, que todos os produtos ou serviços prestados dentro do município, e que por sua vez possam trazer risco à saúde destes, seja fiscalizado de forma eficaz e eficiente?, explicou Flávia Garcia.
A nova diretora também destacou que faz parte dos projetos do setor levar a Vigilância Sanitária para as escolas, comunidades e associações, realizando palestras, reuniões e campanhas, para que o cidadão tenha cada vez mais consciência das ações e possa se tornar um vigilante, ajudando a diminuir os riscos relacionados à saúde.

Resultados
Desde o inicio do mês vários estabelecimentos que comercializam alimentos tem sido fiscalizados. Centenas de produtos que estavam nas prateleiras com data de validade expirada ou acondicionada de forma incorreta, foram recolhidos e retidos na sede da Vigilância Sanitária de Arcos. Os fiscais, além de aprenderem os produtos, estão prestando orientações aos proprietários, para que estes redobrem a atenção com relação aos produtos vendidos aos cidadãos.
Lactário
A nova diretora da Vigilância Sanitária em Arcos também participou da visita técnica realizada no Lactário Municipal no mês de março. Na ocasião, representantes da Vigilância Sanitária de Divinópolis estiveram no local com o secretário de Obras, Urbano Luís Albuquerque, e a secretária de Integração Social, Paula Araújo, a convite da própria Administração. O objetivo da visita
foi orientar os responsáveis do Lactário e a Vigilância Sanitária Municipal sobre alguns aspectos que dizem respeito à higienização do local e as reais condições de funcionamento daquele espaço.

COMPATILHAR: