A Vigilância Sanitária de Passos fez uma vistoria em um estabelecimento comercial e lavrou uma autuação após veiculação de vídeos que mostram a presença de ratos no depósito de grãos, sal e outros produtos da empresa.

No local, os servidores encontraram vestígios de ninho de ratos.

De acordo com a chefe de Divisão da Vigilância Sanitária de Passos, Marta Helena Beraldo de Andrade, o órgão é responsável pela liberação de alvarás com vistorias anuais.

Além de atuar por deliberação da anuidade de vistoria e também por meio de denúncias que podem ser feitas aos fiscais ou diretamente à Vigilância, como o que ocorreu nesta semana.

“Quando nossa equipe chegou ao local, já não foi encontrado nenhum rato, mas haviam vestígios de ninho, como aparece no vídeo de denúncia. A Vigilância tomou as providências cabíveis, foi dado um prazo e, até o final de semana, outra vistoria será feita novamente para confirmar o atendimento das adequações e melhorias para o acondicionamento dos alimentos.

A dedetização está em vigor, tendo sido feita em novembro de 2022 com documentação comprobatória”, informou Marta.

Segundo a chefe da Vigilância, atualmente 14 profissionais trabalham na vistoria de cerca de 2 mil estabelecimentos dos setores de regulação (saúde) e ali- mentos. “A Vigilância Sanitária trabalha com medidas que estejam voltadas para a elaboração, aplicação, controle e fiscalização de normas e padrões de interesse da saúde individual e coletiva, relacionadas com o ambiente, produtos, serviços e trabalho.

Ações capazes de prevenir, minimizar ou eliminar riscos e agravos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes da prestação de serviços de interesse da saúde”, salientou.

“Em todas as ações da equipe da Vigilância, normalmente vão dois profissionais, para melhor atendimento, colaboração e para que se tenha testemunhas dos fatos e realizações. Dentre os empreendimentos vistoriados estão todos os de saúde e de alimentos, tais como farmácias, salões de cabeleireiros, padarias, dentistas, escolas. Em todos os locais onde a saúde da população possa estar em risco”, assegurou a chefe.

Fonte: 104 FM

COMPATILHAR: