Um velório foi suspenso nesse sábado (11), na comunidade de Amadeu Lacerda, em Divinópolis.

De acordo com a Vigilância Sanitária, o corpo de um homem de 45 anos estava sendo velado após, inicialmente, ter sofrido uma parada cardiorrespiratória. No entanto, mesmo o corpo já tendo sido liberado para o velório, os médicos estudaram o caso e chegaram à conclusão de que se tratava de um caso suspeito de coronavírus.

Agentes da Vigilância Sanitária estiveram no local, lacraram o caixão e o corpo foi enterrado imediatamente. O local onde ocorria o velório foi desinfectado.

A Secretaria de Saúde confirmou que o caso é suspeito, no entanto, não foi colhido material do paciente para encaminhamento à Fundação Ezequiel Dias (Funed), para confirmar se o coronavírus foi a causa do óbito.

Paciente deu entrada na Sala Vermelha

A assessoria do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), explicou que a instituição recebeu o paciente na Sala Vermelha, que foi encaminhado para o local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com princípio de infarto.

Não haviam profissionais médicos na ambulância que conduziu o paciente e o único diagnóstico repassado foi de parada cardiorrespiratória.

O paciente que morava sozinho, chegou a ser atendido na Sala Vermelha do CSSJD e embora tenha recebido todos os procedimentos para ressuscitação, ele não resistiu e morreu.

Após liberação do corpo para o Serviço de Luto, os profissionais do Complexo de Saúde foram informados pela família que o homem estava há uma semana apresentando febre e falta de ar, sintomas característicos da Covid-19.

Diante dos fatos, a equipe do hospital acionou imediatamente o Serviço de Luto e solicitou a paralisação do velório, uma vez que, o paciente era considerado como caso suspeito de coronavírus.

Embora não haja confirmação de Covid-19, a orientação para cancelamento do velório se deu por medida de precaução.

Também como forma de prevenção, o Complexo de Saúde afastará temporariamente os profissionais que tiveram contato com o paciente.

Fonte: G1

COMPATILHAR: