Nessa quinta-feira dia (26) foi realizado no campus do Unifor-MG, o VII módulo do curso de Boas Práticas Agropecuárias.

Foram abordados os seguintes temas: qualidade do leite para a produção de produtos lácteos, controle de mamite, rotina de ordenha, manejo de vacas leiteiras para ordenha, higienização de sala de ordenha e seus equipamentos.

Também foi discutido sobre Programas de Autocontrole, sua importância na Agroindústria, formas de implantar os programas e planilhas de acompanhamento da implantação, adoção e manutenção do Programa de Auto Controle. O facilitador foi o extensionista Mozair José, do escritório da Emater-MG em Formiga.

No encontro, foi apresentado pelo produtor e participante do curso Roquilânio Fernandes Souto, o primeiro Queijo Minas Artesanal (QMA) produzindo no município, que está em fase final de registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Na ocasião, os participantes puderam degustar esta iguaria típica de Minas Gerais. O queijo é produzido artesanalmente nas propriedades da Agricultura Familiar com leite cru, pingo, coalho e sal, seguindo o processo histórico cultural.

O curso que é oferecido gratuitamente, com uma carga horária de 40 horas tem como objetivo formar e capacitar os produtores e colaboradores da agroindústria no município.

A capacitação é realizada em parceria pela Administração Municipal através do SIM e do Banco Municipal de Alimentos, Emater-MG e Unifor-MG.

Fonte: Banco de Alimentos

COMPATILHAR: