Milhares de trabalhadores de todo o mundo marcharam ontem, no Dia do Trabalho, para pedir salários dignos e protestar contra o aumento dos alimentos básicos. Muitos grupos europeus de direita, porém, se manifestaram contra imigrantes, e outros entraram em choque com a polícia.
Em Istambul, na Turquia, a manifestação acabou com violentos confrontos entre as forças de segurança e as milhares de pessoas que desafiaram a proibição do governo – que vigora desde 1977 ) e tentaram chegar à praça Taksim. A polícia usou gás lacrimogêneo e jatos d?água para dissolver a marcha. Pelo menos seis policiais e 505 pessoas foram presas. Na capital turca, Ancara, também houve distúrbios e enfrentamentos entre policiais e manifestantes.
Em Hamburgo, na Alemanha, manifestantes de esquerda incendiaram automóveis e atacaram a polícia com pedras. O distúrbio ocorreu quando mais de 6.000 manifestantes de esquerda protestavam contra uma outra marcha, de neonazistas da extrema direita. A polícia usou jatos d?água para dispersar a multidão e prendeu várias pessoas. Também ocorreram incidentes em Nuremberg e Berlim.
Marchas. Milhares também marcharam nas principais cidades da França em defesa de um maior poder aquisitivo, do emprego, das aposentadorias e da regularização dos imigrantes ilegais. Na Espanha, o 1º de Maio foi marcado pela explosão de três bombas no País Basco, possivelmente colocadas pela organização separatista Pátria Basca e Liberdade (ETA). As explosões, porém, não deixaram vítimas.
Na Rússia, milhares de comunistas e ativistas da oposição realizaram marchas separadas em Moscou e em outras grandes cidades, como Vladivostok e Ekaterinburgo.
O feriado perdeu muito do significado para muitos russos desde o fim da era soviética, quando o 1º de Maio era a principal celebração da solidariedade do trabalhador e da força soviética. Hoje, muitos preferem aproveitar o feriado para viajar.
Na América Latina, pelo menos uma policial ficou ferida e 96 pessoas foram detidas em Santiago, no Chile. A marcha reuniu 15 mil pessoas, mas foi dispersada pela polícia com gás lacrimogêneo depois que jovens anarquistas lançaram tinta, pedras e garrafas contra um banco local.

COMPATILHAR: