O boletim médico sobre o estado de saúde de Wando, divulgado na manhã desta sexta-feira (3), informa que o cantor está acordado e se comunicando, mas o quadro segue grave. Ele respira com a ajuda de uma traqueostomia, procedimento cirúrgico que consiste na colocação de uma cânula na traquéia para a passagem de ar.
Ele está lúcido, consciente. Não pode falar por causa da traqueostomia, mas mexe com a cabeça em movimento de sim e não. Está compreendo muito bem os médicos?, disse Heberth Miotto, coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ainda segundo o médico, o quadro cardíaco está mostrando sinais de melhora, e a previsão é que um dispositivo de assistência circulatória seja retirado do paciente ao meio-dia. ?O quadro é grave, mais há sinais de melhora?, disse Miotto.
Segundo o Biocor Instituto o cantor ainda é submetido a baixa sedação e não houve complicações no decorrer da noite. Os cuidados intensivos são mantidos, segundo a equipe médica.
Wando deu entrada no Biocor em 27 de janeiro com quadro de angina de peito e foi submetido a um cateterismo cardíaco . Exames constataram que ele estava com artérias do coração entupidas por placas de gordura. Era necessário, com urgência, fazer uma cirurgia de ponte de safena para substituir as partes das artérias com problemas. Mas o quadro clínico piorou, impedindo o procedimento.
Os médicos optaram então pela angioplastia que é a implantação de malhas de aço nas artérias para permitir a passagem do sangue. Ele foi internado no CTI logo após a angioplastia, sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.

COMPATILHAR: