Nesta quinta-feira (15), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em entrevista coletiva, determinou que a região centro-oeste, região à qual Formiga pertence, permanecerá na Onda Roxa.
Diante desta informação, o portal conversou com o Prefeito Eugênio Vilela, e esse informou que a cidade continuará seguindo todas as determinações impostas pela Onda Roxa.

A macrorregião Sul, da qual a microrregião de Piumhi faz parte, avançou para a Onda Vermelha, do Programa Minas Consciente. A região metropolitana de Belo Horizonte e outras regiões do Estado vão retornar a Onda Vermelha após semanas na Onda Roxa, mais restritiva do plano Minas Consciente, de combate à Covid-19.

“Nós obtivemos melhorias de indicadores e tudo aponta que continuaremos a ter, porque a pandemia sempre tem um efeito retardado. De acordo com decisões técnicas, portanto, estamos com várias regiões avançando da Onda Roxa para a Onda Vermelha, dentre elas a Região Metropolitana de Belo Horizonte”, explicou Zema. Ele também citou a cidade de Curvelo, a microrregião de Manhuaçu, e a totalidade das regiões Triângulo Norte e Triângulo Sul, além de Jequitinhonha, Norte, Sudeste e Sul.

Dessa forma, a maior parte de Minas Gerais, agora, estará nessa fase. “Ou seja, 60, 70% do Estado estará na Onda Vermelha. Uma evolução muito grande”, pontuou.

A Onda Vermelha é optativa aos municípios e têm medidas menos rígidas, permitindo, por exemplo, o funcionamento de atividades não essenciais com limite do uso da capacidade. Belo Horizonte nunca aderiu ao programa do governo estadual quando a adoção não é obrigatória.

Agora é preciso que cada município edite novos decretos adequando as medidas de prevenção à Onda Vermelha.

* Com informações da Onda Oeste FM

COMPATILHAR: