A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma mobilização especial, na segunda-feira (27) para levar 26 pacientes formiguenses, que são cadeirantes, até a cidade de Oliveira.

Lá, foram realizadas as medições necessárias para a confecção das primeiras cadeiras motorizadas e adaptadas conforme as necessidades individuais, que serão entregues no município pela Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência.

Em Formiga, para iniciar o processo, o paciente com deficiência deve procurar a Unidade Básica de Saúde na qual um terapeuta, enfermeiro ou médico emitirá o “CID” (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e o encaminhará o caso à Secretaria de Saúde.

A pasta, então, direciona o paciente à Regional de Saúde, em Oliveira, para que seja feita uma avaliação inicial por um fisioterapeuta. Se aprovada, o paciente passa por uma segunda avaliação para a personalização da cadeira. Haverá, também, treinamento para a correta utilização do equipamento.

As cadeiras motorizadas e personalizadas são doadas por meio do projeto Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência do SUS, em parceria com a Secretaria de Saúde de Formiga. Os beneficiários não têm nenhuma despesa. Em caso de óbito do paciente, a cadeira pode ser redirecionada para outra pessoa que tenha a necessidade do equipamento ou devolvida à secretaria.

A Secretaria de Saúde, por meio dessa parceria, continua recebendo itens como órteses, próteses e cadeiras de rodas, que podem ser trocados a cada dois anos. Toda a manutenção das cadeiras é realizada pelo SUS.

Fonte: Decom

 

 

COMPARTILHAR: