Alunos dos 5º, 7º e 9º períodos do curso de Enfermagem do Unifor apresentaram, no dia 5 de junho, seus trabalhos de conclusão de semestre em um seminário integrado. Na ocasião, os estudantes abordaram casos clínicos reais, desenvolvidos durante suas atividades práticas em Unidades Básicas de Saúde e na Santa Casa de Caridade de Formiga.
Os trabalhos, que seguem as diretrizes da Resolução COFEN nº 736/2024, abordaram temas como tratamento de feridas, patologias cardíacas, saúde da mulher e cuidados com pacientes neurológicos e respiratórios. As apresentações foram avaliadas por uma banca de professores e proporcionaram aos alunos a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e experiências com colegas de diferentes períodos.

Foto: Unifor
O objetivo do evento foi estimular o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo nos futuros enfermeiros, além de promover a interdisciplinaridade e a construção de um conhecimento sólido sobre o cuidado integral ao paciente. As atividades foram coordenadas pelas professoras Luciana Soares Rodrigues, Aline Grace da Rocha Braga e Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro.
“O seminário foi uma excelente oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na prática”, afirma a professora Polliana Lacerda Pinheiro, coordenadora do curso de Enfermagem. “Os trabalhos apresentados demonstraram a dedicação e o empenho dos estudantes em oferecer um cuidado de qualidade e humanizado aos pacientes.”
Fonte: Unifor