Os alunos do curso de psicologia, do Unifor-MG, participaram de uma palestra na segunda-feira (26), com o tema “A formação psicoterápica: Ciência, Clínica, Cultura”, organizada pela coordenação do curso em comemoração ao Dia do Psicólogo.

O público foi recebido na Sala de Multimeios 2. A apresentação foi realizada pelo convidado Pós Doutor em Psicologia pela USP, Doutor em Psicologia pela UFMG, filósofo e psicanalista, Prof. Dr. Roberto Mendonça.

Para o palestrante, a temática foi de grande importância para compor o repertório dos alunos. Ele comentou: “Penso que uma das coisas mais importantes, sobretudo quando a gente está na academia, é entender o que é ciência, por que a Psicologia é uma ciência, e tantas outras profissões são uma ciência, para a gente não ser enganado com outras situações. E o fazer científico é uma das coisas mais belas que a gente tem quando a gente trabalha com o pensamento”.

O objetivo da palestra foi introduzir os alunos de Psicologia na prática psicoterápica, apresentando as condições do fazer psicológico a partir do tripé (Ciência, Clínica, Cultura) das evidências científicas, da experiência da escuta e intervenção clínicas e a correlação com o mundo atual pavimentado pela velocidade e novas formas de sofrimento psíquico que caracteriza a cultura. Realidade que se impõe à Psicologia, enquanto ciência e profissão, em face às intervenções que se espera de profissionais atualizados e bem formados no âmbito clínico da saúde mental.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Mardem Leandro Silva a palestra foi relevante para os alunos destacando elementos de formação do psicólogo e as suas linhas comuns de articulação.

“É fundamental esse tipo de proposta, esse tipo de palestra no início do curso porque é a partir dessas propostas que os alunos vão construir o seu imaginário clínico”, explicou.

Fonte: Unifor-MG

 

 

COMPARTILHAR: